Realizamos o 21º CDL 2º Nível Nacional nos dias 2 a 5 de novembro 2023 em São Paulo. Na sexta-feira à tarde, a tempestade histórica em São Paulo acabou com a energia, obrigando a equipe a adaptar sua estratégia de comunicação com os cursistas até o final do curso. Não podíamos mais contar com projetor multimídia, PowerPoint, além de gradativamente os celulares iam apagando. E a noite não havia luz. A sequência de fotos revela o momento em que o curso é obrigado a continuar à luz de vela. Os monitores revelaram uma grande capacidade de adaptação para continuar comunicando com seus ouvintes. A equipe mostrou uma conexão pessoal muito forte. No final os monitores e cursistas adaptaram a nova situação com sucesso extraordinário.

O CDL 2º Nível tem como público-alvo pessoas comprometidas que sentem a necessidade de um aprofundamento maior para atuar num nível que não é mais o de iniciantes. Hoje, devido à crise, algumas lideranças se veem obrigadas a acompanhar o trabalho pastoral com a juventude, contando apenas com a formação religiosa e pedagógica que receberam como crianças na primeira comunhão. O CDL 2º Nível foi elaborado para preencher este vácuo e aprofundar temas religiosos e pedagógicos mais abrangentes, e assim formar um laicato maduro. Sem este conteúdo teológico e religioso maior, muitos líderes da Pastoral da Juventude estão descobrindo dificuldades de acompanhar sistematicamente processos de educação na fé dos jovens porque que não podem dar o que não tem.

As fotos são uma linguagem que revela a metodologia criativa do CDL 2, uma metodologia que empolga os jovens e abre horizontes para retomar o trabalho pastoral com jovens depois da crise da pandemia e certa elitização de coordenações em alguns lugares.

Pessoas querendo multiplicar o CDL podem contar com o apoio e assessoria do CCJ, inclusive com reuniões virtuais. Entre em contato através do nosso: 🪀11 97017-1361 ou 📧financeiro@ccj.org.br