CDL 1º NívelCDL 1º Nível

Este estilo de curso tem a vantagem de colocar o leigo como protagonista do processo de evangelização. Quando se trata de jovens, esta estratégia pastoral exerce muita influência. Um jovem bem preparado, falando para outro jovem tem uma força especial. Provoca a reflexão: “Se ele, que também é jovem, pode abraçar a proposta de Jesus Cristo com tanta convicção e competência, por que eu não posso?”

O CDL 1º Nível é reproduzido no Brasil em mais de 80 dioceses de 22 estados. E já foi reproduzido em mais 13 países: Paraguai, Peru, Republica Dominicana, Venezuela, México, El Salvador, Guatemala, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Ucrânia, Angola e Serra Leoa.

CDL 1º Nível

O curso tem como finalidade:

  • Discernir valores e contra valores
  • Facilitar o autoconhecimento
  • Despertar confiança
  • Capacitar para trabalho de equipe
  • Facilitar a comunicação interpessoal
  • Capacitar para captar e escrever ideias
  • Aprender a administrar o tempo
  • Despertar a consciência crítica
  • Fazer opção pessoal por Jesus Cristo
  • Fazer experiência de Igreja-Comunidade
  • Transmitir habilidades de lideranças para os participantes
  • Transmitir habilidades de lideranças também para os próprios monitores
  • Adquirir hábitos importantes para uma pastoral eficaz
  • Ser um instrumento para chegar às paróquias
  • Ser um instrumento para formar grupos
  • Criar laços afetivos mais profundos entre os líderes
  • Conectar a fé com a vida
  • Formar Líderes

Possibilidades

Frequentemente os agentes de pastoral buscam instrumentos mais práticos que facilitem o seu trabalho. Faz falta alguma coisa do tipo “kit faça você mesmo”. É necessário responder às necessidades de uma juventude pós-moderna que precisa de projetos concretos que dão resultados imediatos para se motivar a dar outros passos no caminho da conversão e do compromisso.

Às vezes, também, não há um especialista que possa ser convidado para ajudar ou, muitas vezes, o custo de uma assessoria é muito alto. Este curso procura responder a essa necessidade. É um instrumento que foi testado e aperfeiçoado em centenas de cursos, durante muitos anos.

Trata-se de um curso que pode ser facilmente reproduzido em vários lugares ao mesmo tempo. Sem uma proposta desta natureza corremos o risco de ver nosso projeto de pastoral reduzido a um pequeno grupo de iniciados, que desanimam diante de outros grupos com propostas alienantes, mas que atingem um grande número de pessoas.

Uma das vantagens do curso está na facilidade da execução: não requer muitos recursos humanos nem financeiros. Quando o curso é dado em regime semiaberto, os gastos são ainda menores. Em muitos lugares, isso é um fator importante e determinante.

CDL 1º Nível

O curso pode ser dirigido para:

  • Coordenadores de pastoral de uma região ou diocese;
  • Pessoas de uma mesma paróquia ou comunidade de base;
  • Jovens ou adultos juntos;
  • Adultos;
  • Jovens e professores, no colégio;

A utilização deste material para concluir o curso de preparação para a crisma, por exemplo, tem dado bons resultados, sobretudo em lugares onde a preparação é feita em grupos pequenos. Os laços afetivos criados entre os participantes de um grupo facilitam a perseverança; depois de recebido o sacramento formam grupos de jovens.

O curso não só pode ser dado para jovens e adultos, como para jovens e adultos juntos. Trata-se de um dos poucos instrumentos pedagógicos que tem facilitado a aproximação entre jovens e adultos de uma mesma comunidade. As dinâmicas e a convivência em um final de semana abrem canais de comunicação e criam um clima de confiança mútua que depois permanece.

O curso pode acontecer em um final de semana, como está programado no livro ou em cinco noites consecutivas. Pode-se também ser organizado em regime “interno” ou “semi-interno”.

CDL 1º Nível

O curso se desenvolve ao redor de cinco temas:

  • Janela de Johari
  • Dinâmica de grupo
  • A pessoa humana
  • Jesus Cristo
  • Igreja: comunidade de irmãos, sinal e serviço no mundo

O curso promove a participação, a reflexão, o sentido de responsabilidade e a iniciativa dos participantes, por meio de uma variedade de dinâmicas. Por isso, o número máximo de participantes deve ser de vinte e seis pessoas. Todo o processo desenvolve uma “educação para a libertação”, apresentando-se como alternativa diante das muitas formas de “educação para a domesticação”, presentes na sociedade, na escola e dentro da própria Pastoral. A variedade de dinâmicas evita a monotonia e o cansaço presentes em tantos cursos e encontros de muitas palestras e pouca reflexão ou de cursos que frequentemente restringem-se a uma única dinâmica: debate em grupo-plenário-debate e em grupo-plenário.

O curso aproveita e canaliza a vontade que os leigos (jovens e adultos) têm de encontrar canais de participação na comunidade e na sociedade. Apresentam-se assim, como uma experiência de comunhão e participação.

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