O CCJ – Centro de Cursos de Capacitação da Juventude surgiu em 1975 numa paróquia da zona leste da cidade de São Paulo, a partir da constatação dos jovens de que havia pouco material para se trabalhar na formação da juventude. Em 1984, com a organização da Pastoral da Juventude em nível nacional, a experiência logo se estendeu e aos poucos os subsídios começaram a ser procurados por jovens de todo o Brasil.

O trabalho do CCJ tem três frentes

Capacitação e formação através de subsídios populares

Desde sua criação, o CCJ já produziu mais de 300 títulos voltados para a formação da juventude. Hoje trabalha com mais de 60 subsídios populares que abordam diferentes temas relacionados com a formação dos jovens. As vendas são realizadas pelo site, pessoalmente na sede do centro e nos eventos e cursos dos quais participa.

Formação de Liderança

A partir de 1997 o CCJ iniciou o trabalho de capacitação de liderança, através do Curso de Dinâmica para Líderes (CDL). O CDL tem por objetivo ser uma ferramenta na ampliação da capacidade de liderança dos/as jovens, além de treinar monitores/as com o compromisso de reproduzir e multiplicar este curso, fazendo com que o mesmo seja aplicado nas comunidades. O CDL divide-se em: CDL 1º Nível (nacional e local), CDL 2º Nível (nacional e local) e o CDL Musical (local), que foca o lado artístico de cada jovem, com oficinas e temáticas voltadas para a música, arte, poesia entre outras.

Centro de Referência e de Comunicação

O CCJ facilita a comunicação entre jovens e grupos sendo um centro de referência para a juventude em São Paulo e em nível nacional. O trabalho do CCJ dá apoio às Pastorais da Juventude do Brasil, movimentos, congregações e outras identidades, facilitando a formação de redes de comunicação entre grupos e organizações em nível local e nacional. Também presta assessoria a encontros, formações e assembleias.

Meta

O CCJ tem como metas apoiar a formação da juventude e a preparação de líderes que possam se engajar nas comunidades e nos diferentes ambientes da sociedade e assim contribuir para o avanço do protagonismo juvenil, tanto no aspecto social como no espiritual.