Nos dias 13 a 17 de novembro de 2023 houve o 2º encontro nacional de 40 Padres da Caminhada em São Paulo. O Coletivo dos Padres da Caminhada, é composto de mais de 400 padres de diferentes dioceses no país, que compartilham regularmente suas experiências e ideias através de um grupo de WhatsApp.

Durante o encontro, com a ajuda de peritos convidados, aprofundamos diferentes temas relacionados com a missão. Neste relatório estamos priorizando o tema da juventude, por ser o carisma específico de nosso centro, o CCJ.  Durante o encontro, discutimos a importância estratégica dos padres na superação da crise do trabalho pastoral com a juventude e da retomada da Pastoral da Juventude.  O Pe. Marcos Roberto, Referencial da Juventude na Arquidiocese de Maringá fez uma conferência descrevendo uma experiência significativa da retomada da PJ a partir dos grupos paroquiais e que estão dando certo, que usaram o CDL como instrumento de treinamento de líderes e que tiveram a participação estratégica de 10 padres. Confere 10 estratégias acima.

A identidade do grupo está expressa na CARTA COMPROMISSO DOS PADRES DA CAMINHADA que foi divulgada no final do encontro.  

Download (PDF, 195KB)