“Convido-vos a ouvir a voz de Deus que ressoa nos vossos corações através do sopro do Espírito Santo”.

O ano 2018 é um ano da graça para os Jovens. O papa Francisco, como se sabe, lendo os sinais do tempo quis pensar, juntamente com toda a Igreja, sobre a juventude, o seu papel na Igreja e na sociedade. Por isso convocou o sínodo, para outubro deste ano 2018, sobre o tema           Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. 

O Papa está consciente da urgência de uma nova visão da Igreja sobre a juventude e de uma nova forma de evangelizar os jovens do mundo de hoje (moderno e pós-moderno), pois, olhando para as linguagens da pastoral, reconhece que “entre a linguagem da Igreja e a dos jovens se abre um espaço difícil de preencher, não obstante haja muitas experiências de encontro fecundo entre a sensibilidade dos jovens e as propostas da Igreja nos âmbitos bíblico, litúrgico, artístico, catequético e dos meios de comunicação. Sonhamos com uma Igreja que saiba deixar espaços ao mundo juvenil e às suas linguagens, apreciando e valorizando a sua criatividade e os seus talentos”.

Este sonho não nasce só devido a “preocupação da Igreja em aumentar os seus membros, ou garantir seu futuro. O empenho na evangelização da juventude nasce da consciência da própria Igreja de sua missão evangelizadora, de sua fidelidade ao mandato recebido e pela convicção da riqueza presente na juventude, e que, sem ela, a Igreja seria fartamente empobrecida” (Homilia de Dom José Mauro Pereira Bastos na 44ª Assembleia Geral da CNBB). E ainda, como reconhecem os padres do Concílio Vaticano II, a Igreja sabe que possui “o que constitui a força e o encanto dos jovens: a faculdade de se alegrar com o que começa, de se dar sem nada exigir, de se renovar e de partir para novas conquistas” (Mensagem do Concílio Vaticano II aos jovens, 8 de dezembro de 1965).

Porém, para ela transmitir a riqueza de que possui, precisa compreender os Jovens, ouvir os seus desejos e anseios, conhecer o mundo deles e ir ao encontro deles nas suas necessidades. É também preciso reconhecer que os jovens têm muito a enriquecer à Igreja. Como reconhecem os nossos bispos, “a juventude é um lugar teológico da comunicação de Deus” (CNBB, documento 85, parágrafo 118). Portanto, não querendo perder a mensagem que Deus transmite através dos jovens, “a Igreja deseja colocar-se na escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé, até mesmo das vossas dúvidas e das vossas críticas”. E o Papa Francisco, na carta aos jovens por ocasião da apresentação do Documento Preparatório da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, faz um forte apelo: “Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores”.

Querendo Ele mesmo ouvir os jovens, vai se reunir em Roma de 19 a 24 de março, na reunião pré-sinodal em preparação ao Sínodo dos Bispos, com alguns jovens. O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, apresentou aos jornalistas os objetivos principais dessa reunião, destacando que se trata de um evento em que os jovens serão os atores e os protagonistas, falando sobre a juventude com sua linguagem, entusiasmo e sensibilidade. “O próximo Sínodo dos Bispos quer ser, de fato, não somente um sínodo ‘sobre’ jovens e ‘para’ os jovens, mas também um Sínodo ‘dos’ jovens e ‘com’ os jovens”, explicou o cardeal, convidando aos jovens a “ouvir a voz de Deus que ressoa nos vossos corações através do sopro do Espírito Santo”.

A escuta é o objetivo primordial dessa reunião pré-sinodal, pois se quer ouvir os jovens para que se possa compreender melhor a sua situação. É de ressaltar, que entre os jovens que serão ouvidos, o Cardeal Baldisseri destacou a participação daqueles provenientes das “periferias existenciais”, que muitas vezes não têm a oportunidade de se fazer ouvir, bem como os jovens não católicos, não cristãos e não crentes, visto que a proposta é que a escuta aos jovens se realize em “360 graus”.

Acompanhemos este momento através das redes sociais e do site do Sínodo e com as nossas orações para que seja de fato um momento onde o Espírito Santo guie a Igreja na escuta da voz profética dos jovens, chamados a ser sinal da presença do Amor e da misericórdia de Deus.

Pe. Elson Lopes CSSp

Pe. Elson Lopes é assessor no CCJ, Sacerdote, pela Congregação do Espírito Santo.

Mestrado integrado em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa, Porto.

Vigário da Paróquia Santíssima Trindade, Perus, região Brasilândia.

 

Contato: elsonlopes.cv@gmail.com