Foto Oficial-CDL

Neste final de semana, entre os dias 19 a 21 de maio, a coordenação da PJ da Lapa promoveu um CDL – Curso de Dinâmica para Líderes. O local do CDL foi o Lar Santa Maria, da Caritas, em Cotia-SP. Participaram 20 cursistas, lideranças de grupos de jovens das comunidades ou jovens tentando iniciá-los. Eram dos setores Pirituba e Leopoldina, totalizando representantes de sete paróquias diferentes. Tivemos também a participação do Pe. Elson Lopes, missionário espiritano recém chegado ao Brasil que vai acompanhar os trabalhos de juventude pela congregação. Foi um final de semana de muita interação, muito conhecimento e muita vivência de uma Igreja Comunidade. A proposta da PJ ao realizar o CDL foi de motivar e animar os grupos nas paróquias, formar grupos, descobrir e despertar novas lideranças para fortalecer nossa articulação regional.

IMG_0884

A metodologia utilizada no curso é a de aprender fazendo: dinâmicas, trabalhos em grupo e atividades práticas mostram que a proposta de formação na ação é mais do que nunca necessária para o horizonte que se deseja de jovens formados e comprometidos em nossas comunidades. E também a vivência da espiritualidade que liga fé e vida e que tem como eixo a opção central por Jesus Cristo.
O CDL é promovido pelo CCJ – Centro de Cursos de Capacitação da Juventude, e tem como objetivos: discernir valores e contra valores, facilitar o autoconhecimento, despertar confiança, capacitar para trabalho de equipe, facilitar a comunicação interpessoal, capacitar para captar e escrever ideias, aprender a administrar o tempo, despertar a consciência crítica, fazer opção pessoal por Jesus Cristo, fazer experiência de Igreja-Comunidade, transmitir habilidades de lideranças para os participantes, ser um instrumento para chegar às paróquias, ser um instrumento para formar grupos, criar laços afetivos mais profundos entre os líderes, conectar a fé com a vida e formar líderes.

A metodologia utilizada no curso foi a de formação na ação: os jovens cursistas vivenciaram na prática os pontos centrais do curso: a importância do autoconhecimento, a vivência da dinâmica de grupo, a defesa da dignidade da pessoa humana, a centralidade da pessoa de Jesus Cristo e construção da Igreja Comunidade a serviço do Reino. Tudo foi feito na perspectiva da formação na ação: aprender fazendo.

IMG_1015

O CDL não acontecia na Pastoral da Juventude da Região Lapa há quase 4 anos, e, com a realização do CDL foi possível mostrar que novamente pode se perceber uma rede de articulação de grupos de PJ na Região Episcopal Lapa, favorecendo às comunidades que podem contar agora com uma geração de jovens lideranças comprometidas com as tarefas pastorais e a transformação da realidade dentro e fora da comunidade. Quem quiser conhecer mais sobre a PJ, levar seu grupo a integrar-se as atividades e/ou somar forças para construção do Reino, pode entrar em contato pela fanpage do Facebook da PJ Lapa, no endereço: https://www.facebook.com/pj.lapa/.

A PJ da Região Lapa agradece em especial ao Pe. Geraldo Pedro dos Santos que colaborou muito para que este curso ocorresse, e tem sempre acreditado, investido, fortalecido e motivado os grupos de jovens.

Equipe de Coordenação da PJ

 

Para conferir as fotos clique aqui

 

[srizonfbalbum id=31]