CDL Ecumênico – Movimento Cidadania de Campina do Monte Alegre

Campina do Monte Alegre é uma pequena e acolhedora cidade localizada na região sudoeste do estado de São Paulo.

Com aproximadamente 6.000 habitantes, o município está experimentando a transformação sob impacto de uma presença importantíssima: a educação.

Desde 2014 funciona perto dos limites com a vizinha Buri, o Campus Lagoa do Sino da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos.

Numa fazenda doada em 2011 pelo escritor Raduan Nassar, aproximadamente 500 alunos/as iniciam mais um ano dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e os novos Administração e Biologia da Conservação. A realidade local está em plena transformação desde o anúncio da doação, exigindo um novo modo de pensar no presente e no futuro.

Pensando nesses impactos, desde 2013, o Movimento Cidadania de Caico Campina do Monte Alegre está dialogando com a comunidade local, com o poder público, com o Campus Lagoa do Sino, com o ITACER – Parque Tecnológico do Sudoeste Paulista (outra novidade para o município) e com outras entidades e cidadãos com um objetivo comum: tornar o desenvolvimento do município um modelo de planejamento, de responsabilidade com o meio ambiente, com o patrimônio cultural e, principalmente, um modelo de gestão participativa e transparente.

Como ferramenta importante para a formação de seus quadros, o Movimento Cidadania buscou a parceria do CCJ – Centro de Cursos de Capacitação da Juventude para a realização do CDL – Curso de Dinâmica para Líderes 1º nível.

O primeiro curso CDL Ecumênico foi realizado em maio de 2015, quando várias lideranças do município puderam vivenciar uma experiência transformadora em todos os sentidos.

Pudemos realizar agora, nos dias 4, 5 e 6 de março de 2016 o segundo CDL 1º nível do Movimento Cidadania de Campina do Monte Alegre.

Já contando com a participação de monitores locais que fizeram o curso em 2015 e com o apoio de monitores do CCJ de São Paulo, o curso teve as participações de 20 estudantes do Campus Lagoa do Sino – UFSCAR, de uma representante do CONSAD e uma do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribeirão Branco.

Novamente o curso proporcionou aprendizado, diálogo, convivência e experiências impactantes para todos.

Diversidades de culturas, crenças, raças, num ambiente de fraternidade exemplar, foi assim que o CDL aconteceu, gerando troca de experiências vividas, de técnicas para trabalho em equipe e, sobretudo, gerou muitas propostas de continuidade para os projetos do Movimento Cidadania, o que deixou todos com ânimo renovado, esperança e força para os desafios que já estão colocados.

Nossa gratidão e afeto:

  • Ao Clube de Campo Capaúva que mais uma vez cedeu o espaço com a generosidade de sempre do Hamiltinho, Marcela, Sofia, Valentina, Érika e Júnior;
  • Senhorinha, Tatão e Gibinha, que colaboraram com muita dedicação durante todo o curso e nos deram a segurança de sempre;
  • Ao Marcelino Barboza que nos ajudou com o transporte da equipe de São Paulo;
  • Nosso obrigado de sempre para Thaís, Rafael e Jorge Boran do CCJ, pela força e organização.
  • Para a equipe de monitores locais: Vitória, Brunela e Tiago. Admirável a força e a coragem de vocês por assumirem tarefas com tão pouco tempo, dando conta do recado, de emocionar!
  • Aos velhos irmãos de caminhada do CCJ, Elias, Jéssica e Coxinha: alegria, beleza, competência, brilho nos olhos e confiança, que todas e todos conheçam o significado dessa fraternidade, desse compromisso que vocês abraçam com tanto amor, abreijos com fraternura!

Sem dúvida, “um novo sol se levanta…” em Campina do Monte Alegre também.

Aos cursistas: amém, axé, awerê, aleluia, todos presentes na caminhada!

Messias Barboza
Monitor do CDL – Equipe Central
Coordenador do Movimento Cidadania de Campina do Monte Alegre

Confira todas as fotos do curso clicando aqui.

 

[srizonfbalbum id=2]