CDL Ecumênico – Movimento Cidadania de Campina do Monte Alegre

Campina do Monte Alegre é uma pequena e acolhedora cidade localizada na região sudoeste do estado de São Paulo.

Com aproximadamente 6.000 habitantes, o município está experimentando a transformação sob impacto de uma presença importantíssima: a educação.

Desde 2014 funciona perto dos limites com a vizinha Buri, o Campus Lagoa do Sino da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos.

Numa fazenda doada em 2011 pelo escritor Raduan Nassar, aproximadamente 500 alunos/as iniciam mais um ano dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e os novos Administração e Biologia da Conservação. A realidade local está em plena transformação desde o anúncio da doação, exigindo um novo modo de pensar no presente e no futuro.

Pensando nesses impactos, desde 2013, o Movimento Cidadania de Caico Campina do Monte Alegre está dialogando com a comunidade local, com o poder público, com o Campus Lagoa do Sino, com o ITACER – Parque Tecnológico do Sudoeste Paulista (outra novidade para o município) e com outras entidades e cidadãos com um objetivo comum: tornar o desenvolvimento do município um modelo de planejamento, de responsabilidade com o meio ambiente, com o patrimônio cultural e, principalmente, um modelo de gestão participativa e transparente.

Como ferramenta importante para a formação de seus quadros, o Movimento Cidadania buscou a parceria do CCJ – Centro de Cursos de Capacitação da Juventude para a realização do CDL – Curso de Dinâmica para Líderes 1º nível.

O primeiro curso CDL Ecumênico foi realizado em maio de 2015, quando várias lideranças do município puderam vivenciar uma experiência transformadora em todos os sentidos.

Pudemos realizar agora, nos dias 4, 5 e 6 de março de 2016 o segundo CDL 1º nível do Movimento Cidadania de Campina do Monte Alegre.

Já contando com a participação de monitores locais que fizeram o curso em 2015 e com o apoio de monitores do CCJ de São Paulo, o curso teve as participações de 20 estudantes do Campus Lagoa do Sino – UFSCAR, de uma representante do CONSAD e uma do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribeirão Branco.

Novamente o curso proporcionou aprendizado, diálogo, convivência e experiências impactantes para todos.

Diversidades de culturas, crenças, raças, num ambiente de fraternidade exemplar, foi assim que o CDL aconteceu, gerando troca de experiências vividas, de técnicas para trabalho em equipe e, sobretudo, gerou muitas propostas de continuidade para os projetos do Movimento Cidadania, o que deixou todos com ânimo renovado, esperança e força para os desafios que já estão colocados.

Nossa gratidão e afeto:

  • Ao Clube de Campo Capaúva que mais uma vez cedeu o espaço com a generosidade de sempre do Hamiltinho, Marcela, Sofia, Valentina, Érika e Júnior;
  • Senhorinha, Tatão e Gibinha, que colaboraram com muita dedicação durante todo o curso e nos deram a segurança de sempre;
  • Ao Marcelino Barboza que nos ajudou com o transporte da equipe de São Paulo;
  • Nosso obrigado de sempre para Thaís, Rafael e Jorge Boran do CCJ, pela força e organização.
  • Para a equipe de monitores locais: Vitória, Brunela e Tiago. Admirável a força e a coragem de vocês por assumirem tarefas com tão pouco tempo, dando conta do recado, de emocionar!
  • Aos velhos irmãos de caminhada do CCJ, Elias, Jéssica e Coxinha: alegria, beleza, competência, brilho nos olhos e confiança, que todas e todos conheçam o significado dessa fraternidade, desse compromisso que vocês abraçam com tanto amor, abreijos com fraternura!

Sem dúvida, “um novo sol se levanta…” em Campina do Monte Alegre também.

Aos cursistas: amém, axé, awerê, aleluia, todos presentes na caminhada!

Messias Barboza
Monitor do CDL – Equipe Central
Coordenador do Movimento Cidadania de Campina do Monte Alegre

Confira todas as fotos do curso clicando aqui.

 

Access Token not set. You can generate Access Tokens for your Page or Profile on fb.srizon.com. After generating the access token, insert it on the backend