Domingo, dia 19/08/2018, 1.112 jovens da cidade de São Paulo compareceram aos locais de votação para elegerem os 21 representantes da sociedade civil que vão compor o Conselho Municipal de Direitos da Juventude para o próximo mandato de dois anos.

A Pastoral da Juventude foi eleita com 70 votos para a cadeira de Diversidade Religiosa. Será representada pelos jovens Brenda de Paula Sarraipa e Welyson Pereira Faustino. Brenda tem 23 anos, pertence à comunidade da Paróquia São José de Anchieta, no Setor Conquista na Região Belém. Presente na Paróquia desde 2008 quando ainda pertencia à Paróquia Santa Adélia, atuou como coordenadora do grupo de jovens JAESI entre 2014 e 2016. É graduanda em Engenharia de Produção Mecânica pela UNIP e estagiária no setor automobilístico e de produção. É da Pastoral da Juventude desde 2015, quando conheceu e assumiu a identidade pjoteira, através do projeto de formação integral de lideranças Tenda, realizado pela Pastoral da Juventude Região Belém em parceria com a Bompar. De 2015 a 2017 fez parte da equipe de coordenação da Pastoral da Juventude do Setor Conquista e a partir de 2017 até o presente momento atua na equipe de coordenação da Pastoral da Juventude na Região Belém.

Welyson tem 21 anos, está a serviço da Pastoral da Juventude na coordenação do Setor Conquista, região Belém, e na coordenação da Região Belém, também está a serviço da Comunidade São Francisco que pertence a Paróquia Imaculada Coração de Maria. Atua na comunidade desde 2010 pela Pastoral da Juventude e é catequista no sacramento da crisma deste 2011. Mora no bairro Jardim São Francisco, localizado no extremo da Zona Leste, e exerce a profissão de Terapeuta Reikiano.

O CCJ foi a segunda entidade de apoio mais votada com 49 votos. A Ação Popular também foi eleita como entidade de apoio com 52 votos. Ficando de fora apenas a AIESEC Brasil, que também era candidata às cadeiras de entidade de apoio. O CCJ será representado por Elson Paulo Correia Lopes e Thaís Braga de Souza. Elson Lopes é sacerdote pela Congregação do Espírito Santo, assessor do Centro de Cursos de Capacitação da Juventude – CCJ, mestre em teologia pela Universidade Católica Portuguesa, vigário da Paróquia Santíssima Trindade (região Brasilândia/Perus) e voluntário nos Cursos de Dinâmica para Líderes do CCJ. Thaís Braga é graduada em Administração de Empresas, especialista em Juventudes no Mundo Contemporâneo pela FAJE, desde 2013 exerce a função de Coordenadora Geral do Centro de Cursos de Capacitação da Juventude – CCJ e voluntária nos Cursos de Dinâmica para Líderes do CCJ.

 

Confira abaixo a lista das entidades e jovens que foram eleitos:

O Conselho Municipal dos Direitos da Juventude – CMDJ é um importante espaço de participação política para a juventude. As/os conselheiras/os discutem formas de ampliar e assegurar os direitos e fiscalizam as políticas públicas voltadas para os/as jovens da cidade. Também é objetivo do conselho estimular a participação da juventude nos organismos públicos e movimentos sociais.

É necessário que a juventude faça parte do processo de condução do CMDJ. Pretendemos comunicar o passo a passo do conselho, nos acompanhe, comente e compartilhe. A próxima ação é tomar posse, mas ainda não tem data marcada.