A Pastoral da Juventude (PJ) dos anos 90 teve um papel fundamental na evangelização da juventude na Diocese de Mogi das Cruzes, mais precisamente na Paróquia Bom Pastor em Suzano/SP. Atualmente os frutos dessa evangelização estão espalhados por diversas paróquias da cidade e de municípios vizinhos.

Como a evangelização é um processo continuo, essa Geração 90 da PJ planejou e aplicou nos dias 06 e 07 de abril de 2019, o CDL (Curso de Dinâmicas para Líderes) 1º nível para os seus filhos e outros jovens convidados por eles. O curso foi desenvolvido na sua essência e com todos os seus momentos e metodologias, o que levaram os jovens a vivenciar o seu papel fundamental na Igreja e na Sociedade.

O curso realizado na Casa Nazaré (Casa de Retiros dos Missionários Verbitas) contou com 27 jovens que foram divididos em grupos e construíram momentos marcantes como as dinâmicas e os teatros.

A pjoteira da Geração 90 e Psicóloga Vanda Stanciola explica dinâmica para os jovens do CDL.

Como música boa não envelhece nunca, não faltaram letras que levaram a juventude a refletir sobre a sua missão transformadoras nos locais onde vivem diariamente a luz do evangelho de Cristo.

A noite de sábado foi marcada por uma retrospectiva que mostrou a Geração 90 em encontros, cursos e romarias e foi evoluindo até mostrar fotos de momentos do próprio CDL em andamento. Pais e filhos se uniram no telão em um trabalho que mostrou a continuidade da missão da Pastoral da Juventude. Protagonistas dos grupos de base dos anos 90, os pais falaram aos seus filhos e aos demais jovens, a experiência de ter vivido um trabalho pastoral intenso. Itamar Macedo, coordenador diocesano da PJ no final da década de 90, reforçou a importância daquele encontro para o futuro da vida pessoal e pastoral daqueles jovens.

A jovem Julia Almeida, participante do CDL, com seu sorriso fraterno, descreveu o encontro como gostoso e muito divertido no qual fez um bem muito grande, sendo segundo ela, um dos melhores finais de semana que passou e que está esperando ansiosamente por outro encontro como o CDL.

O CDL foi encerrado com uma missa preparada pela própria juventude do encontro de gerações e presidida pelo Pe. Carmine Mosca, FdD, assessor do Regional Sul 1 da PJ também na década de 90.

Pe. Carmine Mosca fala sobre o sentido da liturgia preparada pelos jovens.

De acordo com a equipe que planejou e aplicou o curso, a ideia é que não se pare por aí, afinal Jesus Cristo de Nazaré é o mesmo ontem, hoje e sempre.

 

Equipe de preparação do curso com os participantes após a celebração da missa

A equipe foi coordenada por João Andrade, Leonídio José e Elisabete Stanciola. E fizeram parte da equipe os seguintes monitores: Tiago Almeida, Ana Vieira, Naná Silva, Débora Delgado, Solange Silva, Adriana Alves, Marinete Souza, Benedito Godoy, Vanda Stanciola, Sandra Helena e Itamar Macedo. O CDL aplicado por esta equipe foi pontual, porém a diocese de Mogi das Cruzes multiplica o CDL periodicamente.

Por Benedito Godoy, em 08 de abril de 2019

[srizonfbalbum id=62]

Para ver todas as fotos clique aqui