Durante os dias 24 a 26 de maio do presente ano, aconteceu na comunidade Nossa Senhora do Carmo, município de Cacaulândia/RO, na Região Pastoral Ariquemes da Arquidiocese de Porto Velho, o Curso de Dinâmica para Líderes 2º Nível, com a presença de assessores adultos, assessores jovens, religiosa, aspirantes, coordenadores arquidiocesano e de grupos de base da pastoral da juventude, todos com a missão de acompanhar os Grupos de Jovens daquela região pastoral.

Este CDL foi pensado e preparado pela coordenação arquidiocesana da Região Porto Velho e Ariquemes em conjunto, alguns membros fizeram a capacitação nacional para que fosse aplicado nesta arquidiocese.

O CDL é de suma importância para os grupos de jovens e seus assessores, é um curso intensivo para ajudar os jovens a compreender e assimilar o projeto da pastoral da juventude caminhando por palestras, dinâmicas, testemunhos, celebrações da vida.

A comunidade acolheu fraternalmente e, com muito carinho, estiveram presente junto aos cursistas na noite cultural e celebração de envio, ainda não deixavam de ir ao local cumprimentar aos presentes. Alguns dos cursistas deixaram seus depoimentos após vivenciarem o curso:

“Quero agradecer a todos pelo encontro maravilhoso que tivemos agora esse final de semana, que encontro show, eu passei um tempo fora das atividades da PJ e tive o prazer de ser convidado pelo Pe. Jeferson, para poder novamente, estar junto, quero dizer o quanto o encontro é bem completo, cada tópico percebe-se o quanto todos estavam envolvidos, só tenho mesmo que agradecer.” Jose Rejiano, Seara

Outra também a se expressar sobre a experiência de cursista foi a jovem Jheimilly Kathellen ela diz:

“O CDL 2º Nível foi incrível! Uma experiência única na minha formação, um curso dinâmico, divertido,  repleto de conteúdos. Os organizadores sempre dispostos a nos ajudar, conversar… Visando nos capacitar para sermos jovens coordenadores eficientes, com ensinamentos desde o básico ao mais elevado. Sempre colocando Cristo em primeiro lugar.  Gratificante demais! ”

Também a Aspirante Maria Aline, da congregação das Irmãs do Sagrado coração do verbo Encarnado disse:

“No dia 24 de maio dei sim ao convite, com mais 32 cursistas tivemos o privilégio de participar desse maravilhoso curso, vivenciamos 5 blocos.  Vimos o processo de educação na fé, a teoria e a prática, o passado como fonte de inspiração e identidade, como fortalecer um grupo de jovens. Tiramos por aprendizagem as dimensões da formação integral. Enfim esses três dias de curso foram de extrema importância para minha pessoa, abriu novos horizontes para como trabalhar com os jovens, na vida comunitária, na espiritualidade e na minha vocação.”

Assim como os cursistas a Equipe de Monitoria também deixaram seu depoimento: “A monitoria do CDL nos permite um grande aprendizado, é bem diferente a percepção de quando a gente é cursista e quando somos monitores, partilhar do que eu aprendi é muito gratificante. Em Cacaulândia o grupo de cursistas estava muito coesos e participativos, foi o que me passou segurança no decorrer do curso.” Disse Elisandra, que foi cursista do CDL Nacional em São Paulo, sendo essa sua primeira aplicabilidade. Com muita alegria e esperança renovada com os caminhos, o CDL 2º Nível trouxe novos olhares para a sociedade por meio da perspectiva jovem, uma nova civilização.

A equipe de monitores foi formada por Elisandra Freitas, Larissa Argolo, Jualan Rocha, Juliana Ferreira (multiplicadora do CDL em Ji-Paraná/RO), Luis Felipe Futerko, Rafael Prado e Tainara Melo Sobral. Com a assessoria da Ir. Andrezza e do Pe. Jeferson. Elisandra e Jualan foram cursistas do 18º CDL 2º Nível Nacional em 2017, Larissa e Luis Felipe foram cursistas do 19º CDL 2º Nível Nacional em 2018, ambos em São Paulo. Rafael e Tainara foram cursistas do CDL 2º Nível no Regional Noroeste, quando houve a multiplicação em 2014.

Juliana F. Pires

(coordenadora da equipe)

[srizonfbalbum id=63]

Para ver todas as fotos clique aqui