TIPOS DE LÍDERES MAIS COMUNS EM NOSSOS GRUPOS E COMUNIDADES

Jorge Boran CSSp

A questão de Liderança, talvez, seja o tema mais estudado no mundo hoje, nos âmbitos da política, da sociologia, da educação e da administração de empresas. E podemos aproveitar o resultado destes estudos no trabalho pastoral.

Dentro de qualquer grupo social, o líder é a peça principal e o catalisador das energias individuais. Deve-se, portanto, dar uma atenção especial aos dirigentes quando se quer criar, modificar ou aperfeiçoar uma coletividade, seja uma nação, um grupo, comunidade, associação ou turma de alunos. Deve-se tomar cuidado não somente com sua escolha, mas, também, com sua formação e aperfeiçoamento.

Entre as características pessoais do líder, convém recordar que deve ter qualidades superiores à média de seu grupo, a fi m de ser um exemplo e transmitir novos conhecimentos aos outros. Nesse sentido, o líder é também um educador.

Mas ninguém nasce líder, faz-se. Podemos despertar e formar novos líderes. E com esta finalidade, precisamos distinguir entre os tipos de liderança, os que promovem novos líderes e os tipos que tentam abafar os lideres em potencial que estão despontando. Dependendo do tipo de líder pode-se travar ou deslanchar todo um processo de formação. Temos que ser sinceros, com respeito às nossas verdadeiras motivações; queremos formar líderes ou seguidores?

Há quatro tipos de líderes mais comuns em nossos grupos, comunidades e equipes de coordenação das pastorais e movimentos apostólicos.

1. O líder Ditatorial

2. O líder Paternalista

3. O líder Permissivo ou Laissez-faire

4. O líder Democrático

Perguntas para uma reunião de grupo

Qual deles é mais comum em nossos grupos e comunidades?
Em qual deles devemos investir nossas energias e recursos para deslanchar processos de crescimento pessoal e grupal?

Boran, J. (2008). Curso de Dinâmica Para Líderes (CDL), São Paulo: CCJ