“Somos jovens de todo lugar com um sonho em comum,
Marchar pela vida e o futuro em que todos somos um…”

Aproveitando o feriado prolongado da Proclamação da República (15/11 a 18/11/18), com cursistas de sete estados brasileiros (BA, ES, MG, PB, RO, SC e SP) vivenciaram a 19º edição do CDL 2º nível nacional. Com um sonho em comum vieram para se capacitarem como líderes e assim desenvolverem com mais qualidade os trabalhos pastorais e de coordenação em suas realidades.

O “tempero” dos cursistas e monitores fez com que esse CDL fosse um dos mais “saborosos”. Dias vividos com alegria e entusiasmo. Um clima gostoso de respeito, amizade e muita colaboração para a realização do curso. Sem dúvida, a maturidade e a dedicação dos cursistas e dos monitores foram fatores importantes para o sucesso dessa edição. Algo que pode ser compreendido nas palavras do Padre Jorge Boran (idealizador do CDL).

“Senti que estive no melhor curso dos últimos 45 anos, pela qualidade das palestras, aplicação das dinâmicas e os laços afetivos criados. Todos trabalharam juntos sem disputa de poder, sem um querendo ser melhor do que o outro e com uma energia impressionante. Quando falamos de Reino de Deus e o ideal de sociedade e de Igreja que queremos construir é isso aí. No curso já chegamos lá. Só precisamos passar este modo de conviver para mais gente.”

A integração e a troca de experiências, somado ao conteúdo do curso nos possibilitaram despertar para um novo olhar sobre as questões que circundam os trabalhos de evangelização da Juventude, as questões sociais nas quais estamos inseridos e a pessoa de Jesus Cristo.

Os momentos de celebração evidenciaram a mística e a espiritualidade, que são a essência do CDL. Celebramos os mártires que deram a vida pelo Reino e pela justiça, a Ceia Pascal Judaica, que precede o rito eucarístico contemporâneo; a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo e, por fim, fomos enviados na mística de Samaria, que brota à beira de um poço e suscita muita vida para nós que desejamos ser seguidores/as d’Ele e servidores/as da juventude, rumo a Jerusalém, a doação total da vida.

Com muito carinho e dedicação a equipe voluntária se preparou durante três meses para que o curso fosse realizado. Essa preparação somada à concentração de todos/as durante o curso fez toda a diferença. O nosso muito obrigado à equipe: Ângela & Eurico, Elson Lopes, Fernando Junior, Helder Santos, Israel Marques, Patrícia Caldeira, Paulo Henrique, Rodrigo Staudemeier, Samila Reis, Thiago Velardo, Vera Damasceno, Viviane Martins, Jairo Miranda (Coord. Infra), Jorge Boran (Assessor), Luciana Crociati (Coord. Geral) e Thiago Cardoso (Coord. Geral).

Que o Deus da Vida possa retribuir pelo SIM de cada um de vocês no trabalho de Evangelização e Formação de nossa Juventude.

No dicionário “Continuidade” significa prosseguir sem interrupção. Que Assim seja! Que a palavra Continuidade nos invada e nos motive. Que possamos seguir sem interrupção na construção de uma civilização mais justa e fraterna. Que possamos continuar promovendo espaços e ferramentas de formação para nossas pastorais, e em especial, para Juventude. Que essa semente lançada seja regada e cuidada. O milagre da colheita não nos pertence, mas que o Sagrado nos permita colher os frutos. Sigamos no caminhar dessa trincheira tendo como referencia Jesus Cristo, que nos Liberta e nos da Vida e Vida em Abundância.

“Um novo sol se levanta, pois nasce hoje a civilização do amanhã.

Uma corrente mais forte, que o ódio e que a morte. 

 Nós sabemos: o caminho é o amor!”

Thiago Cardoso

Veja todas as fotos clicando aqui

[srizonfbalbum id=55]

Album ID was empty