Nos dias 23 a 25 de fevereiro aconteceu o 1º Curso de Dinâmica para Líderes (CDL 1º Nível) na Diocese de Imperatriz, no estado do Maranhão. O curso contou com o apoio do bispo diocesano, Dom Vilsom Basso, que também é presidente da Comissão Episcopal da Juventude da CNBB Nacional. Participaram da experiência do curso também representantes das dioceses de Carolina, Balsas, Grajaú e Coroatá, localizadas no Maranhão e que têm planos para reproduzir este curso em suas realidades. Há outras dioceses do estado também interessadas em reproduzir este curso de CDL para seus jovens. Para a diocese de Imperatriz, já há um segundo CDL agendado para os dias 14 a 16 de junho na diocese.

O plano é de usar o CDL como estratégia para criar um momento de interação e animação e formar líderes que possam ajudar na retomada do trabalho pastoral com jovens, fortalecendo os grupos de jovens nas comunidades, articulando e formando coordenações diocesanas que consigam dialogar, cativar e acompanhar os jovens nas bases, num processo de educação na fé perpassadas por etapas de crescimento.

Participam da Equipe de Monitores o Pe. Moisés Bispo, Assessor da Juventude da diocese e do regional, Maike, Mainara, Serginho, Melissa (da diocese) e Thiago Cardoso (arquidiocese de Mogi das Cruzes, SP, que assessorou o curso). O curso todo foi preparado durante três meses, a partir do estudo do manual do curso, a distribuição de funções e na participação em diferentes reuniões de treinamento das palestras e dinâmicas entre os membros da equipe. Dom Vilsom animou a equipe, estando presente em algumas reuniões de preparação. A equipe contou com a assessoria do CCJ, nas figuras do Pe. Jorge Boran (presidente do CCJ), Aline de Biagi (coordenadora geral do CCJ) e Thiago Cardoso (monitor do CCJ que assessorou a realização do curso), participando em encontros via zoom e num processo de constante comunicação num grupo de WhatsApp. Para compensar a falta de experiência da Equipe de Monitores (todos eram marinheiros de primeira viagem), o assessor Thiago Cardoso esteva presente na realização do curso, auxiliando os monitores locais Mainara e Maik que protagonizaram a coordenação do curso. Nossa intenção, no CCJ, é sempre preparar mais gente pra protagonizar.

As palavras da jovem Gabi resumem os sentimentos de muitos dos jovens presentes:

“Agradeço muito a todos vocês por esses dias. Eu estava precisando, especialmente depois de assumir recentemente uma coordenação. Estava um pouco perdida, mesmo com os assessores, quando não entendemos de um assunto, é normal nos sentirmos assim, mas este final de semana foi essencial para o meu amadurecimento e crescimento pessoal e espiritual, sem mencionar as amizades que fiz pelo caminho e pretendo manter contato. Que venham muitos outros momentos como este. Agradeço à equipe de apoio que esteve por trás, assim como ao bispo que abraçou essa causa, e ao Cardoso por toda a paciência.”

A decisão da Igreja do Brasil em retomar a temática juventude como tema na próxima assembleia da CNBB abre uma porta importante para retomar nosso investimento no grupo mais importante para o presente e o futuro da Igreja: a juventude.

Para reproduzir o CDL na sua diocese ou comunidade, aproveitem a oportunidade de enviar jovens e assessores adultos que possam ser treinados como monitores pelo nosso próximo CDL Nacional. As inscrições para o 24º Curso de Dinâmica para Líderes CDL 1º Nível Nacional estarão abertas a partir da semana que vem. O curso será realizado de 30/05 a 02/06 de 2024 (feriado de Corpus Christi), na Casa Sagrado Coração de Jesus, na cidade de São Paulo / SP.

Também, pessoas querendo multiplicar o CDL podem contar com o apoio e assessoria do CCJ – seja em reuniões virtuais, envio de material de apoio, etc… Entre em contato através do nosso contato telefônico / whatsapp: 11 97017-1361 ou pelo endereço de e-mail: financeiro@ccj.org.br.

 

Algumas fotos do curso:

 

Alguns vídeos feitos no curso: