Durante os dias 7, 8 e 9 de setembro, a Paróquia Santa Joana da Diocese de Votuporanga acolheu o Curso de Dinâmicas para Líderes 1º nível, com a participação de 22 jovens. Através do CDL, procurou-se, por meio de ferramentas pedagógicas que fomentam o protagonismo juvenil, comunicação, trabalho em grupo, autoconhecimento, autoestima e consciência crítica, levá-los ao compromisso com o Reino e, consequentemente, com a justiça social.

Segundo o cursista Rodrigo Pamplona, participante do grupo EJOCRI:

“O Curso nos proporcionou uma visão revolucionária tanto da Igreja quanto de nós mesmos, proporcionando um autoconhecimento, nos incentivando a autoavaliação e nos ensinando a ter um olhar mais humanizado sobre nossos semelhantes para que assim possamos passar esse ensinamento e ajudar nossos jovens e colegas a se sentirem parte do caminho de Deus, sentindo que estão fazendo isso da maneira correta. O espírito de liderança que o curso aplica é essencial para que possamos fortalecer nossos grupos de jovens, mantendo a união, a ordem, a compreensão com o próximo e a dinâmica do grupo.”

            O Curso foi aplicado por quatro monitores, Padre Elson Lopes integrante da equipe central do CCJ, Karina Marta da PJ arquidiocese de São Paulo, Daiane Zito militante da PJ e a irmã Janielle Nascimento da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, que participou do 20º CDL 1º nível Nacional no feriado de Corpus Christi e como aprendeu no curso já está multiplicando os saberes adquiridos.

Para a Bárbara Anselmo o curso trouxe o novo:

“Bom, para mim o CDL era um curso novo, nunca participei de curso assim, e também confesso que quando minha mãe me convidou para participar não queria. Achei que seria entediante e que só teria pessoas mais velhas do que eu, mas quando cheguei me surpreendi, pois tinha jovens e quando começamos a ter palestras vi também que era muito diferente do que eu pensei. Era animado e tinha várias dinâmicas legais e claro o Pe. Elson e as monitoras eram muito simpáticos, sempre tentando fazer com que todo mundo interagisse com todos e fazer com que ninguém se sentisse excluído e todos se sentissem acolhidos.”

Criar laços afetivos mais profundos entre os líderes é um dos objetivos do curso e contribui diretamente na vida comunitária que o Reino nos exige. Estar apto para relacionar-se com o outro e consigo mesmo nos capacita ao seguimento radical do projeto de Jesus. O Hugo Bonfatto, participante do grupo PJ Algo Mais, partilha um pouco do que sentiu a este respeito:

“Contribuindo para um desenvolvimento pessoal muito grande para todos, aprendemos várias lições, vários métodos em si, e sem antes esquecer, atualizando nosso dicionário com várias palavras novas e também por termos praticados o hábito da leitura. No decorrer do curso, nas palestras, atividades, na aplicação das funções, o grupo foi criando laços e se unindo, e como foi dito na história da raposa, cada um foi cativando o próximo, desenrolando uma relação de confiança, e também, sem antes esquecer que em si, todos sabiam a hora que era pra fazer algo sério, a seriedade e o compromisso que tinham nesses momentos, e nas horas de descontrair também, havia algumas pessoas do grupo que estavam um pouco com vergonha, e mesmo assim, tiveram participações importantes, falando até de minha pessoa, me emocionei em alguns momentos, não vou negar, eu estava um pouco afastado antes da igreja, mas após esse curso, me encontrei novamente com Jesus, comprometido e disposto e seguir em frente na caminhada.”

O Padre Adão, pároco que nos acolheu e apoiou para realização da atividade, participou da maioria dos momentos conosco e também concelebrou na celebração do compromisso, onde ressaltou a importância de termos jovens que busquem formação, que estejam engajados na comunidade e busquem estar presentes na sociedade.

A Paróquia Santa Joana promoveu o curso para seus/suas jovens, mas também participaram jovens da Capela Santo Antônio, Capela Santo Expedito, Capela Santa Rita e também uma jovem da Paróquia São João Batista, da cidade de Tanabi.

O curso foi sonhado há bastante tempo pela jovem Andra Domingos, também do grupo PJ Algo Mais:

“Desde quando eu e Irmã Maria José sonhamos o CDL para a nossa diocese, tínhamos clareza de que essa opção de formação despertaria naqueles que participassem o ânimo de ser protagonista e sujeito de transformação. Assim foi. Meu coração ainda explode de alegria quando escuto e já vejo as mudanças que o CDL trouxe. Em nível de relacionamento, o curso permitiu um contato e aproximação com jovens de segmentos diferentes da PJ, escancarando a necessidade de abertura e comunhão. Permitiu ainda que o grupo de base que participo estreitasse ainda mais os laços e se fortalecesse. Através do perfil psicológico, vimos o quão é relevante a vivência comunitária para a formação da nossa personalidade.  No tocante à liderança, percebi que preciso me calar mais e ouvir, trabalhar o ‘coordenador democrático’, confiar mais, saber a hora de pedir ajuda. Enfim, o curso contribuiu de forma muito rica para que eu percebesse questões pessoais a serem melhoradas. O CDL renovou as energias e a vontade de trabalhar, com um olhar muito mais preparado e sensível; tenho certeza que ainda colheremos muitos frutos a partir dessa formação”.

Daiane Zito

Para ver todas as fotos clique aqui