Nos dias 13,14 e 15 de setembro aconteceu o 3º CDL Ecumênico com 30 coordenadores do grupo de base do Movimento de moradia Leste 1, no Sítio de Anjos, Ribeirão Pires. A equipe que coordenou o curso foi composta:  Luciana Crociati (coordenadora), Antony Ventura, Helder do CCJ, Cristiane Dantas, Danielli Andrade, Priscila, Simara do MST Leste 1.

Foi um curso muito rico, pela diversidade de experiências trazidas pelos participantes católicos, evangélicos e sem religião. O grupo se envolveu durante todas as atividades propostas, conectando-as com a realidade do movimento social.

Ao convidar os coordenadores, inicialmente alguns tiveram uma resistência de aceitação, mas ao participar avaliaram positivamente o CDL, o que se pode perceber no relato de uma das cursistas:

O curso foi transformador, diferente do que imaginava… espontânea a participação do grupo e o trabalho da espiritualidade irá ajudar em tudo na vida”, diz Marcela.

Logo após o curso, pode se notar na primeira reunião de coordenação o resultado do CDL. O entrosamento entre os coordenadores que participaram do curso e como estavam entusiasmados dentro da reunião da coordenação geral do movimento, foi um dos reflexos do curso. Alguns coordenadores como Jean e Jackeline, socializaram que fizeram algumas dinâmicas e passaram a se reunir em círculo, o que é muito significativo e transformador para os encontros.

Para Simara (monitora): “ A experiência foi transformadora para poder se perceber melhor e aprender a ouvir mais o outro. As trocas de experiências foram muito rica, onde vou construir e mim colocar mais no lugar do outro”

Para um movimento que se propõe a discutir a vida, a luta na conquista por moradia o CDL contribuiu muito para a formação das lideranças que tomam a frente na organização das famílias que têm esse objetivo. Com toda certeza, os coordenadores que passaram por esse curso podem ter mais ferramentas em suas reuniões de grupo, o que só fortalece a luta por um Brasil mais justo e mais digno.

As fotos transmitem um pouco o espírito do curso: a alegria, a energia, o trabalho em cima da realidade de nosso país que queremos transformar, o espírito de comunidade e a vivência de uma espiritualidade transformadora que fortalece a luta e a esperança de transformar uma sociedade desigual para muitos.

O CDL primeiro nível Ecumênico é uma adaptação da metodologia e conteúdo do CDL primeiro nível tradicional para treinar líderes para os movimentos populares que trabalham com público diversificado: católicos, evangélicos, pessoas sem religião.

Luciana Crociati e Jorge Boran (CCJ)

 

[srizonfbalbum id=70]

Confira todas as fotos clicando aqui