Confira o vídeo produzido pela Verbo Filmes sobre o 2º ENCONTRO NACIONAL DE JUVENTUDES E ESPIRITUALIDADE LIBERTADORA, realizado na cidade Poá (Paróquia N. Sra. de Lourdes), estado de São Paulo, entre os dias 7 e 10 de setembro de 2017.

Teve como tema: “O Bem Viver como caminho de integração das dimensões sociopolítica, econômica, ambiental, espiritual e relacional”.

Foi um encontro ecumênico que envolveu participantes de diferentes expressões religiosas. Depois do processo que originou o 1º Encontro de Juventudes e Espiritualidade Libertadora, em 2014, em Fortaleza/CE, os mais diversos Grupos e Movimentos que ali se reuniram, mantiveram uma trajetória de reuniões periódicas e encontros regionais. Com a mesma perspectiva, três anos após o 1º Encontro, novas colheitas e novas semeaduras, trocas e aprendizagens mútuas, motivaram a realização do 2º Encontro.

Uma peculiaridade deste 2º Encontro foi a coordenação composta por assessores do Grupo de Teólogos Emaús, do CCJ (Centro de Cursos de Capacitação da Juventude) e de lideranças dos Movimentos Juvenis relevantes no contexto latino-americano, sendo PJ (Pastoral da Juventude Nacional), REJU (Rede Ecumênica de Juventudes), KOINONIA (Presença Ecumênica e Serviço) e MIRE (Mística e Revolução).

O pano de fundo foi a Mística do Bem-viver, proposta de uma sociedade pautada em relações e valores bem diversos do capitalismo que nos genocida a cada dia. Solidariedade, harmonia com a natureza, ética, igualdade de gênero, justiça social, sementes que começaram a ser plantadas e que nos dispomos a radicalizá-las. A expressão Bem-viver (sumak kawsay) tem origem andina, esse paradigma planetário não está distante do que sempre, como subalternizados/as, ousamos viver em nossos territórios de resistência.

Participaram das equipes de coordenação e de infraestrutura: Rosemary Costa (Emaús), João Paulo (MIRE/PE), Aline Ogliari (PJ), Maryuri Mora (REJU), João Facundo (PJ/CE), Jorge Boran e Thaís Braga (CCJ), Thiago Velardo (PJ), Thiago Cardoso (PJ), Pe. Reginaldo (Diocese de Mogi das Cruzes), Thiesco Crisóstomo (CEBS), Pe. Mirim (Estigmatinos), Gisele Gonçalves (Secretaria) e Eduardo Brasileiro (PJ).