A pastoral da juventude realizou entre os dias 23 a 25 de agosto o curso de dinâmica para líderes – CDL 1º Nível aplicado às lideranças da Pastoral da Juventude (PJ) do Setor 4 de Porto Velho, representados pelas paróquias Nossa Senhora de Nazaré, Santa Luzia, São José Operário e área missionária São João Batista. Também participaram jovens das paróquias Catedral Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Rosário, Santa Clara e Nossa Senhora do Amparo.

O CDL é um curso que proporciona através de palestras e dinâmicas desenvolver o autoconhecimento, despertar autoconfiança, capacitar para o trabalho em equipe e, sobretudo formar líderes com a centralidade em Jesus Cristo. Um dos principais objetivos do curso é também formar jovens multiplicadores, por isso, é coordenado e aplicado preferencialmente por jovens e para os jovens.

A equipe de monitoria foi formada por: Mariana Flores, Ana Paula Cantânhede, Marcos Adriano Borges, Elisandra Freitas, Maiany Trindade e Jorhana Freitas.

A Jovem Eurinara Calazan participou do curso e descreve sua experiência:

“Uma experiência única em minha vida, ver Cristo no outro, ver a força jovem escolhendo ser capacitada por Cristo e para Cristo. Momento em que fechamos os olhos para as adversidades do mundo e nos voltamos para os valores que realmente nos importam o ser humano, ser humano. Em poucos dias foi possível aprender e compreender a realidade alheia, a conviver com o estranho e cativá-los, a trazer para a roda, a compartilhar e partilhar, a respeitar o espaço do outro, conhecer meus limites como no trecho do Pequeno Príncipe: ‘É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar’ e assim conviver em comunhão. O CDL foi sem dúvidas um marco em minha vida, diferente de todas as formações já antes participadas, encontros, congressos, capacitações; este evento conta com a participação em massa de todos para que seja realizado, para que possa acontecer, é um curso de ação no qual aprendemos praticando, assim é possível mostrar na íntegra a cada um o valor que tem, que sua ajuda é de extrema importância para a caminhada, seja ela na sociedade, na comunidade ou na igreja. ” Finaliza.

O jovem Marcos, coordenador do curso, fala também da sua experiência: “Uma das melhores experiências na minha caminhada com Cristo foi ter a oportunidade de coordenar o curso de dinâmica para líderes nível 1. Durante a preparação o coração acelera com cada atividade a ser preparada, cada momento é único, palestras tocantes que nos motiva cada vez mais e mais a estar caminhando com a juventude, mesmo diante dos desafios que enfrentamos. É um desafio, no início tive medo, mas tive uma equipe de monitoria mais do que excelente, uma equipe organizada, preparada e motivada, então superei todas as minhas expectativas, uma experiência nova que irei levar para minha caminhada na pastoral da juventude, coordenar um curso de dinâmica para líderes nível 1. Só tenho a agradecer a Deus por ter a oportunidade de ficar à frente de um curso tão significativo para nós jovens. Espero que uma sementinha esteja plantada na juventude após esse curso, que Deus abençoe cada jovem que se fez presente”. Finaliza Marcos Adriano Borges Gomes, articulador do setor 4.

PASCOM Arquidiocese de Porto Velho

[srizonfbalbum id=68]

Para ver todas as fotos clique aqui