“O coração do homem dispõe o seu caminho, mas é o Senhor que dirige seus passos.” (Provérbios 16, 9)

E foi Deus quem agraciou a equipe enviada pelo CCJ (Ana Prince, Elson Lopes, e eu) e a equipe local de monitores (Maria Eduarda Machado e Daniela Alves) com a valorosa experiência de amor-comunidade do primeiro CDL 1º nível de Estrela da Barra realizado nos dias 31/08, 01 e 02/09, contando com 32 cursistas, jovens e adultos, com a riqueza da diversidade religiosa tendo cursistas católicos, batistas, assembleianos e espíritas kardecistas.

Ao contrário da rotina agitada e individualista das grandes metrópoles, a pequena cidade mineira nos apresentou verdadeiro sentimento de pertença e responsabilidade de cada morador para com o futuro de seu meio. Uma cidade inteira dedicada à formação de seus jovens. Um grande mutirão formado por fiéis da paróquia católica e de outras igrejas, professores e funcionários da escola, comerciantes e representantes políticos da cidade, moradores e pequenos produtores da região, familiares dos cursistas, todos irmanados e motivados pelo pároco Thadeu Ambrósio. Cuidado e Esmero (com letra maiúscula mesmo!) em todo e cada detalhe na preparação, realização e continuidade do curso. A mesa farta em todas as refeições não era só de pão e muitas delícias mineiras. Era de Amor-doação, Amor-serviço, Amor-exemplo.

Leandro de Souza Carvalho, 32 anos, frequenta o centro espírita Fé, Amor e Caridade na cidade de Limeira do Oeste-MG e deixou o seguinte testemunho:

Os dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro de 2019 ficaram marcados de forma positiva na minha vida, pois tive a grata satisfação de participar do CDL que foi realizado na cidade de Estrela da Barra – MG. Foram momentos importantes de muito aprendizado, onde tivemos a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas. O curso para lideres, sem dúvida pode transformar sociedades, pois de forma cristã preparam pessoas para contribuir com a formação de um mundo melhor. Quero agradecer a Deus pela oportunidade como também agradeço e parabenizo aos monitores que realizaram um excelente e importante trabalho, plantando a semente da liderança e do amor nos corações dos cursistas que participaram.

Maria Eduarda Machado, 16 anos, é de Estrela da Barra – MG e fez a seguinte declaração:

O início da mais grandiosa experiência da minha vida é um longo áudio enviado a mim pelo pároco da comunidade a qual pertenço, cujo assunto era CDL (Curso de Dinâmicas para Líderes). Fui, assim, convidada a fazer parte da equipe que prepararia este curso e Deus iluminou minha resposta para que fosse afirmativa!!  O período que se seguiu foi de reuniões e planejamento. Enfrentamos problemas, a desistência quase foi uma opção, porém, hoje vejo apenas como “o Senhor escolhendo as pessoas certas para estarem aqui”. Trabalhei como monitora, juntamente com Ana, Elson, Jeane (vindos de São Paulo) e Daniela (de Carneirinho), isso me demandou esforço para enfrentar a insegurança e assumir a aplicação de algumas dinâmicas, porém todas as dicas e dúvidas esclarecidas me ajudaram a driblar qualquer dificuldade. Também fui cursista… e, sem qualquer dúvida, não poderia ter sido mais privilegiada. Foi então, no dia 30 de agosto de 2019 que o pacato distrito de Carneirinho, Estrela da Barra, recebeu 32 cursistas, oriundos da própria Estrela da Barra, Carneirinho, São Sebastião do Pontal, Fátima do Pontal, União de Minas e Limeira d’Oeste, na Escola Estadual Marechal Hermes. O que vivemos ali é inimaginável e só quem presenciou vai saber. Todos saíram muito capacitados a trabalhar em grupo, compreendendo que todos os seres humanos são dignos e merecem o mesmo tratamento, sendo capazes de enxergar Jesus no outro e tê-lo como espelho, e entendendo o que é “ser igreja” e como funciona!! Ouso dizer, com muito orgulho, que a minha comunidade também deu uma aula, pois diante de tanto acolhimento gratuito da equipe, nos sentimos extremamente amados. E sabendo que eles esperam e confiam na juventude!! O CDL Estrela da Barra foi um sucesso, levarei sempre comigo cada uma daquelas pessoas e suas respectivas histórias de vida, que me fizeram mais amorosa, mais forte e mais feliz… Minha fé está renovada. A semente foi plantada e agora todos devemos cultiva-la, fomos ungidos, somos “luz do mundo e sal da terra”, carregamos o compromisso de olhar para os mais pobres e juntos ser jovens cristãos e ativos em função do Reino.

 

Jovair Aparecido de Souza Lima, 32 anos, participa da Paróquia São Sebastião e conta como foi a experiência:

Participar do CDL 1º nível foi uma experiência única, primeiramente há uma certa insegurança, incerteza, pois é algo novo e desconhecido, porém no primeiro contato logo na recepção, tudo isso passa e o encontro com novas pessoas todas buscando um objetivo único, gera um sentimento de entusiasmo e curiosidade. A metodologia utilizada pelos monitores me deixou à vontade para expressar minha opinião, falar e ouvir o outro. Todo o conteúdo apresentado me levou a reflexões constantes entendendo mais ainda que somos diferentes e essas diferenças necessitam ser compreendidas para que o trabalho em grupo seja concluído de maneira eficaz. Muito além de todas as questões levantadas e discutidas, o mais importante foi a troca de experiências, o ouvir o outro e entender que ele passa por dificuldades, problemas assim como eu e que tudo que precisamos é colocar Deus no centro da nossa vida, entender que meu próximo é uma parte de mim e que juntos temos a capacidade de transformar e mudar a realidade.

Confira também o vídeo gravado por três irmãos (Ygor, Yago e Maria Eduarda Queiroz) que participaram juntos do curso:

 

Jeanne Sousa (Coordenação do Curso)

 

Acesse todas as fotos clicando aqui