Em espaço amplo e seguindo todas as recomendações sanitárias, a Pastoral da Juventude da Diocese de Macapá (Amapá) realizou o primeiro Curso de Formação de Coordenadores (CFC) nos dias 12 e 13 de dezembro, durante a pandemia do COVID-19.

A maior parte da equipe participou conosco do 1º CDL 2º Nível Online, aplicado através da plataforma Zoom mês passado. Rodrigo disse que “Confesso que foi desafiador para todos nós. Ver a organização de vocês no CDL nos ajudou bastante. Convidamos pessoas que já estão há um tempo no serviço de Coordenação da PJ e que já tiveram a experiência da multiplicação do CDL em nossa Diocese para nos ajudar. Com essa equipe conseguimos nos organizar em relação a logística, infraestrutura, alimentação, os cuidados com o distanciamento, higienização, etc. Tudo ocorreu bem, graças a Deus! Os jovens amaram a experiência.”

A organização recebeu 40 inscrições e tiveram a presença de 36 jovens. Normalmente o convite para o curso acontece para todos os municípios do estado de Amapá, mas por conta da pandemia o bispo Dom Pedro sugeriu convidar somente os jovens das cidades de Macapá (capital) e Santana (segunda maior cidade do estado e é próxima de Macapá). Os outros municípios são mais distantes e ficaria mais difícil o acesso durante este tempo de distanciamento social, mesmo porque os jovens não dormiram no Centro Diocesano de Pastorais, onde o curso foi realizado, eles voltaram para casa todos os dias.

Esta formação já acontece há mais de 13 anos na diocese de Macapá, no início chamavam de Curso Jorge Boran, a partir de 2005 com nova coordenação da pastoral o nome foi alterado para CFC – Curso de Formação de Coordenadores, mas o objetivo e os temas são os mesmos do CDL 1º Nível. A multiplicação normalmente acontece uma vez por ano, em julho (durante as férias escolares).

Para o próximo ano pretendem aplicar o CFC de aprofundamento, que terá o conteúdo do CDL 2º nível. A intenção é organizar duas turmas, uma para iniciantes (CFC) e outra para jovens que já participaram do CFC e já possuem experiência de coordenação, que será o CFC de aprofundamento. Em datas diferentes.

Na avaliação que fizeram com a turma no último dia foi muito positiva e sugeriram a montagem de oficinas sobre Ofício Divino da Juventude, mística, espiritualidade, leitura orante da bíblia. A equipe ficou muito feliz com este feedback e está pensando com muito carinho nesta possibilidade para o próximo ano também.

Colaboram na equipe: Rodrigo Carvalho (coordenador), João Paulo Amaral, Patrícia Lima, João Marcos Silva (coordenador), Diogo Sander, Irmã Rosalina e Patrick Galvão.

“Eu Creio na Semente, lançada na Terra na vida da gente, eu Creio no Amor!”

Com a temática Plantar, Cultivar e Germinar fizemos memória da nossa caminhada e celebramos os 35 anos da PJ em nosso Estado. O curso tem como objetivo preparar boas lideranças para o serviço de coordenação de grupo de jovens.

O nosso sentimento é de gratidão pela disponibilidade dxs jovens por estarem esses dois dias conosco.

“Caminhemos juntos e juntas”

Amém, Axé, Awere, Aleluia!

PASTORAL DA JUVENTUDE

 

Para ver todas as fotos clique aqui