PARÓQUIA SANTA CRUZ DE TAIAÇUPEBA REALIZA O CDL 1º NÍVEL PAROQUIAL PELA PRIMEIRA VEZ!
Nos dias 18 e 19 de março as lideranças pastorais e das comunidades que formam a Paróquia Santa Cruz de Capela do Ribeirão (Taiaçupeba / Diocese de Mogi das Cruzes) vivenciaram o CDL 1º Nível Paroquial pela primeira vez. Uma experiência incrível vivida em clima de alegria e muito respeito.
Foi um projeto piloto. Adaptamos o curso para que acontecesse em dois dias (sábado e domingo) sem suprimir nenhum conteúdo. Ou seja, “enfiamos dois dias e meio em dois dias”. A única alteração foi a substituição da palestra “Como Formar um Grupo de Jovens” pela “Como administrar o tempo”.
Tivemos a participação de 14 cursistas, sendo eles, lideranças pastorais e de comunidade. A maturidade e a disposição dos cursistas foram os grandes fatores que permitiram que o curso fosse realizado com sucesso.
Outro fator importante foi a experiência e maturidade da equipe que aplicou o curso. Aurélia Camargo, Erick Ribeiro, Marcio Siqueira (Barrela) e Thiago Cardoso já foram monitores e coordenadores do CDL 1º nível nas edições diocesanas. André Ohara e Ricardo Tiago (Fião) fizeram o CDL 1º nível diocesano e estavam sendo monitores pela primeira vez. Todos os monitores pertencem a paróquia, com exceção do monitor Erick Ribeiro que pertence a paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque.
A Diocese de Mogi das Cruzes vem aplicando o CDL 1º nível para lideranças juvenis desde 2010 e tem sido fundamental no processo de trabalho com os grupos de jovens. A partir dessa experiência estamos iniciando um processo de CDL 1º nível nas paróquias para adultos que exercem funções de coordenação em suas paróquias. Entendemos que o CDL não pode ficar restrito apenas às nossas juventudes. Essa ferramenta pode e deve ser aplicada para lideranças adultas para melhorar os trabalhos e as relações na vida da comunidade.
Uma das prioridades para o planejamento de 2017 da paróquia Santa Cruz é a Formação. Por isso a motivação em iniciarmos esse caminho de CDLs Paroquiais em Taiaçupeba.
Nossos agradecimentos: Primeiramente a Deus que com seu sopro Divino nos permitiu realizar esse curso. Aos cursistas e aos monitores pelo SIM dado a esse projeto. E de forma especial ao Padre Alberto Gomes pelo carinho, confiança e liberdade para com toda a equipe.
Que o Deus da Vida nos abençoe e nos motive a continuar caminhando!
Thiago Cardoso
Para ver todas as fotos clique aqui