CDL1_Tarauaca_2015

O CDL de Tarauacá chegou ao fim. No domingo à noite (18/10/2015) terminamos, com alto grau de participação e de animação. Foi um dos cursos de CDL que mais nos desafiaram por diversos motivos. Chegamos à cidade de Tarauacá, ainda vivos, depois de uma viagem de 8 horas numa estrada esburacada do Rio Branco/AC, na noite antes do início do curso. Devido às dificuldades anteriores de comunicação tivemos que treinar, em pouco tempo, a equipe de 12 monitores/as locais, que nunca havia passado pela experiência de CDL.

CDL1Tarauaca_equipe

Devido à grande extensão da paróquia (um quarto do tamanho da Holanda – país da Europa) a maioria dos/as jovens veio de comunidades rurais. Muitos tiveram dificuldades de comunicação, no início, devido ao acanhamento. Uma vez por ano, os padres da paróquia São José visitam mais de 40 comunidades ao lado do Rio Tamandaucá durante 14 dias, viajando de barco e dormindo no barco.

Apesar do pouco tempo de treinamento, ficamos surpresos com a capacidade dos/as monitores/as locais – a maioria jovens professores/as – de assimilar a metodologia do CDL e assumir a coordenação como se tivessem muita experiência no curso. Na última hora convidamos Luis Felipe, monitor do CDL de Rio Branco, para nos ajudar. O Felipe acabou coordenando uma das duas turmas e foi nossa salvação.

CDL1Tarauaca_estrada

No final, já com duas equipes de monitores/as locais formados, os/as participantes (50 cursistas) marcaram datas e locais para reproduzir o CDL 1º nível nas seis principais comunidades da paróquia. Mais uma vez tivemos a experiência de semeadores jogando as sementes da Palavra de Deus em terra boa, sabendo que o Senhor completa o trabalho.

Um agradecimento especial aos padres espiritanos, Sebastião e Silvestre, e ao Irmão Braz, da paróquia São José, que possibilitaram esta experiência de fé maravilhosa.

Jorge Boran

Confira as fotos clicando aqui!

 

[srizonfbalbum id=6]