IMG_7955_2

No CDL Sem Terra usamos uma versão adaptada do CDL que usamos para as diferentes pastorais. Trata-se de uma CDL Ecumênico adaptado para um público pluralista.

Aconteceu entre os dias 21 a 23 de abril, no Sitio dos Anjos, em Ribeirão Pires o Curso de Dinâmica para Lideres – CDL. Numa parceria fecunda e fraterna entre a Leste 1 e o Centro de Capacitação da Juventude – CCJ.

Um curso que visa capacitar, a partir da vivencia por meio de Dinâmicas, palestras, partilhas e místicas; centrado nas 5 dimensões da Formação Integral da pessoa: Humana, Cidadã, Social, Intelectual e Mística Libertadora.

Com uma equipe de 6 membros: Luciana, Getúlio, Hélder e Pe. Jorge Boran do CCJ , mais Aline Biaggi, Cris e Israel da Leste 1( Ex-cursistas do CDL) estivemos juntos durante 3 dias com 28 cursistas, vindos dos nossos Grupos de origem e projetos; além de uma equipe de cozinha que carinhosamente nos alimentou.

IMG_7835_2

O curso foi movido por um sentimento de abertura, partilha e comprometimento; respeitando as diferenças e isso enriqueceu muito mais o curso. Iniciamos o curso num clima fraterno, onde nossos cursistas partilhavam o que viam e o que traziam.

No primeiro dia do Curso, na sexta-feira, é apresentado os objetivos do curso, organizado as equipes e distribuída as tarefas e depois voltamos a atenção a pensar sobre quem Somos!

Confira também um vídeo em que militantes do MST da Região Leste de São Paulo falam da sua experiência do CDL:

 

 

No segundo dia, o dia mais intenso, o Sábado, o foco é pensar na Dignidade da Pessoa Humana e o papel do Coordenador. Para isso as dinâmicas, palestras e trabalhos vão ajudando a aprofundar essa temática tão desafiadora. As provocações nos grupos e a partilha desses foram um dos muitos momentos de profunda emoção: Inspirados pela história de vida, doação, e protagonismos de lideranças Históricas importantes como Martin Luther King, Ir. Dorothy, Chico Mendes, Ghandi e Santo Dias, partilharam como a vida mudou a partir do momento que a história de vida deles encontrou a Leste 1. Empoderamento, despertar da consciência de Si e do seu papel no mundo, encorajamento, autonomia, liderança e inspiração. E finalizamos o dia com um momento muito lindo e intimista de diálogo, escuta e ternura.

 

IMG_7961_2

 

Ahhh e ao som da chuva que caia la fora, fizemos um momento cultural animadíssimo regado à caldo de feijão, pipoca, chá e boas canções.

E no último dia, no domingo, iniciamos os trabalhos refletindo acerca do Tempo. Depois o Pe. Boran nos ajudou a pensar um pouco sobre o POTENCIAL TRANSFORMADOR DAS RELIGIÕES.
E então fomos convidados a pensar na nossa militância como Leste 1. Nesse momento contamos com a ajuda da Silmara, mutirante do José Maria Maral, que nos apresentou a trajetória da Leste 1 nos seus 30 anos e como ela foi se consolidando na luta pelo direito à moradia e como se tornou uma referência na participação, autogestão, protagonismo e dialogo que constrói cidadania, liberta, transforma vidas, empodera. Depois da fala da Silmara, tivemos a fala da companheira Rita que nos contou sua caminhada na Leste e como por meio da Leste ela descobriu-se como líder, e graças a isso hoje ela pode realizar o sonho de morar com dignidade.

 

IMG_7832_2

 

Tivemos depois o último trabalho de grupo onde eles foram convidados a pensar:

# Como a experiência do CDL os ajuda a animar a caminhada nos grupos;

# De que forma a Leste 1 pode contribuir para fortalecer e animar as Famílias nos grupos;

# E se é importante ter outros CDLs.
E finalizamos, refletindo sobre a importância da forma como recebemos e transmitimos uma mensagem e que como liderança, é fundamental atentar-se para a forma como a mensagem é transmitida; para isso é preciso foco e atenção, registrar anotar, planejamento e sobretudo evitar e/ou eliminar os ruídos afim de que haja clareza, entendimento e então participação.

E o curso foi encerrado com um lindo momento místico celebrativo no qual agradecemos pela experiência enriquecedora, pelo carinho e atenção dedicado, pelo crescimento exponencial de cada um, pelas descobertas, aprendizados feitos a partir de cada momento vivido no curso.

E as bagagens estão mais pesadas, pois cada um leva um caminhão de riquezas, mais sobretudo o compromisso de poder contribuir para o fortalecimento da Leste como animadores nos grupos.

Obrigado Leste 1 e obrigado CCJ.Valeu!

 

Israel Marques

Para conferir todas as fotos clique aqui

 

[srizonfbalbum id=32]