Com o espírito de resistência e da utopia da construção de mundo novo que no ano de 2019 nos provoca, a Comunidade São Francisco de Assis e N. Sra. Aparecida acolheu com alegria o Curso de Dinâmica p/ Líderes (CDL) 1º nível, nos dias 25 e 26/01/2019.

A partir da pedagogia de Jesus de acreditar na importância da vivência em comunidade e de pequenos grupos, esse CDL contou com a participação de 14 cursistas (jovens e adultos), sendo 12 participantes da Com. São Francisco e N. Sra Aparecida, e 2 irmãs missionárias combonianas. A equipe de trabalho foi composta por 6 monitores, sendo eles, Pe. Elson Lopes, Rúbia Luchette, Ana Prince, Jeanne Sousa, Clayton Ribeiro e Kelly Batista; 1 assessor, Pe. Jorge Boran e 2 colaboradoras na Infra-estrutura, sendo elas Lurdes Meirelles e Josefa Torres, que cuidaram do bem-estar de cada um e cada uma durante todo o encontro.

A sexta teve início com um resgate da importância do trabalho em equipe e do entendimento das dimensões que compõem a nossa personalidade, através da Janela de Johari, ponto-chave para o desenvolvimento do curso, seguido por um 1º olhar para as relações que estabelecemos com o outro através do Sociograma.

A comunidade contribuiu com a animação, abertura à proposta e com uma mística de profunda entrega e paixão pela pessoa do Cristo. Aspectos importantes para a Caminhada Pastoral foram refletidos e vivenciados durante a sexta como Dinâmica de Grupo, liderança e metodologia pastoral, além de trabalhar o valor da Dignidade da Pessoa Humana, círculo de vida e morte e, como ponto ápice, a pessoa de Jesus Cristo, mestre e companheiro. Na sequência, foi discutido como o planejamento e a organização podem ajudar-nos na administração de tempo e da nossa qualidade de vida.

O sábado trouxe uma reflexão e análise crítica sobre “Igreja-comunidade”, ressaltando a importância do papel que temos na vivência de uma Igreja Ministerial, marcada por relações mais humanas, fraternas e verdadeiramente cristãs. A comunidade teve, ainda, um momento de olhar para a sua missão e caminhada e discutir como avançar no trabalho pastoral e missionário. Essa riquíssima experiência de vivência, partilha e construção coletiva teve encerramento com uma Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Luiz Fernando, tecida pela caminhada de Emaús, mensagem de Esperança, que nos leva a refletir o quanto os nossos gestos podem evidenciar a presença de Jesus em nosso caminhar. E é em meio à diversidade de dons, carismas e propostas de evangelização que temos em nossa Igreja que podemos viver a partilha da Palavra, do Pão e das utopias rumo à construção do Reino de Deus, da Civilização do Amor.

 

Sigamos em frente, em unidade nas coisas essenciais que geram vida e esperança de um mundo melhor!

Comunidade São Francisco de Assis e N. Sra. Aparecida: obrigada pela acolhida, abertura ao novo e renovação do ardor missionário em cada um de nós!!!

Equipe CDL

30/01/19

Para ver todas as fotos clique aqui

[srizonfbalbum id=57]

Confira dois depoimentos de cursistas sobre o curso: Clique aqui