IMG_7955_2

No CDL Sem Terra usamos uma versão adaptada do CDL que usamos para as diferentes pastorais. Trata-se de uma CDL Ecumênico adaptado para um público pluralista.

Aconteceu entre os dias 21 a 23 de abril, no Sitio dos Anjos, em Ribeirão Pires o Curso de Dinâmica para Lideres – CDL. Numa parceria fecunda e fraterna entre a Leste 1 e o Centro de Capacitação da Juventude – CCJ.

Um curso que visa capacitar, a partir da vivencia por meio de Dinâmicas, palestras, partilhas e místicas; centrado nas 5 dimensões da Formação Integral da pessoa: Humana, Cidadã, Social, Intelectual e Mística Libertadora.

Com uma equipe de 6 membros: Luciana, Getúlio, Hélder e Pe. Jorge Boran do CCJ , mais Aline Biaggi, Cris e Israel da Leste 1( Ex-cursistas do CDL) estivemos juntos durante 3 dias com 28 cursistas, vindos dos nossos Grupos de origem e projetos; além de uma equipe de cozinha que carinhosamente nos alimentou.

IMG_7835_2

O curso foi movido por um sentimento de abertura, partilha e comprometimento; respeitando as diferenças e isso enriqueceu muito mais o curso. Iniciamos o curso num clima fraterno, onde nossos cursistas partilhavam o que viam e o que traziam.

No primeiro dia do Curso, na sexta-feira, é apresentado os objetivos do curso, organizado as equipes e distribuída as tarefas e depois voltamos a atenção a pensar sobre quem Somos!

Confira também um vídeo em que militantes do MST da Região Leste de São Paulo falam da sua experiência do CDL:

 

 

No segundo dia, o dia mais intenso, o Sábado, o foco é pensar na Dignidade da Pessoa Humana e o papel do Coordenador. Para isso as dinâmicas, palestras e trabalhos vão ajudando a aprofundar essa temática tão desafiadora. As provocações nos grupos e a partilha desses foram um dos muitos momentos de profunda emoção: Inspirados pela história de vida, doação, e protagonismos de lideranças Históricas importantes como Martin Luther King, Ir. Dorothy, Chico Mendes, Ghandi e Santo Dias, partilharam como a vida mudou a partir do momento que a história de vida deles encontrou a Leste 1. Empoderamento, despertar da consciência de Si e do seu papel no mundo, encorajamento, autonomia, liderança e inspiração. E finalizamos o dia com um momento muito lindo e intimista de diálogo, escuta e ternura.

 

IMG_7961_2

 

Ahhh e ao som da chuva que caia la fora, fizemos um momento cultural animadíssimo regado à caldo de feijão, pipoca, chá e boas canções.

E no último dia, no domingo, iniciamos os trabalhos refletindo acerca do Tempo. Depois o Pe. Boran nos ajudou a pensar um pouco sobre o POTENCIAL TRANSFORMADOR DAS RELIGIÕES.
E então fomos convidados a pensar na nossa militância como Leste 1. Nesse momento contamos com a ajuda da Silmara, mutirante do José Maria Maral, que nos apresentou a trajetória da Leste 1 nos seus 30 anos e como ela foi se consolidando na luta pelo direito à moradia e como se tornou uma referência na participação, autogestão, protagonismo e dialogo que constrói cidadania, liberta, transforma vidas, empodera. Depois da fala da Silmara, tivemos a fala da companheira Rita que nos contou sua caminhada na Leste e como por meio da Leste ela descobriu-se como líder, e graças a isso hoje ela pode realizar o sonho de morar com dignidade.

 

IMG_7832_2

 

Tivemos depois o último trabalho de grupo onde eles foram convidados a pensar:

# Como a experiência do CDL os ajuda a animar a caminhada nos grupos;

# De que forma a Leste 1 pode contribuir para fortalecer e animar as Famílias nos grupos;

# E se é importante ter outros CDLs.
E finalizamos, refletindo sobre a importância da forma como recebemos e transmitimos uma mensagem e que como liderança, é fundamental atentar-se para a forma como a mensagem é transmitida; para isso é preciso foco e atenção, registrar anotar, planejamento e sobretudo evitar e/ou eliminar os ruídos afim de que haja clareza, entendimento e então participação.

E o curso foi encerrado com um lindo momento místico celebrativo no qual agradecemos pela experiência enriquecedora, pelo carinho e atenção dedicado, pelo crescimento exponencial de cada um, pelas descobertas, aprendizados feitos a partir de cada momento vivido no curso.

E as bagagens estão mais pesadas, pois cada um leva um caminhão de riquezas, mais sobretudo o compromisso de poder contribuir para o fortalecimento da Leste como animadores nos grupos.

Obrigado Leste 1 e obrigado CCJ.Valeu!

 

Israel Marques

Para conferir todas as fotos clique aqui

 

Access Token not set. You can generate Access Tokens for your Page or Profile on fb.srizon.com. After generating the access token, insert it on the backend