No sábado dia 25 de abril 2020 o CCJ organizou o primeiro Encontro Nacional Virtual com mais de 60 monitores do CDL de diferentes dioceses do País. Dioceses presentes: Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Vitória, São Luís, Divinópolis, Ituiutaba (Estrela da Barra) Coxim, João Pessoa, Teresina, Picos ,Foz do Iguaçu, Umuarama / Cianorte, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Ji-Paraná, Porto Velho, Chapecó, Guarulhos, Jaboticabal, Mogi das Cruzes, Osasco, Santos, São Miguel, SP Belém, Paulista S,P Brasilândia SP, Ipiranga SP. Lapa.

O encontro que foi marcado para duas horas durou 3 horas, num clima muita fraterna, de muita participação e partilha.

O programa foi dividido entre diferentes momentos

1º Momento – THAÍS: Passar rapidamente pelas instruções básicas da ferramenta que foram enviadas anteriormente para os participantes via WhatsApp.
2º Momento – ELSON: Descontração inicial com apresentação individual breve: Nome, diocese, cidade.
3º Momento – BORAN: Objetivo da reunião.
4º Momento – FERNANDO: Apresentação da equipe central.
5º Momento – THAÍS e FERNANDO: Cada um é livre para falar da sua experiência de CDL na sua diocese e do momento atual de crise de Corona Vírus. Máximo de 2 minutos cada fala.
6º Momento – ELSON: Explicação sobre as ferramentas usadas hoje pelo CCJ para apoiar os multiplicadores; Avaliação rápida da experiência, sugestões de continuidade, poucas falas e restante pode mandar no bate papo; Agradecimentos finais.

Para o encontro utilizamos o aplicativo ZOOM que tem versão gratuita (reunião limitada a 45 minutos) e outra pago (sem limite de horário e com participação de no máximo 100 pessoas). A qualidade do vídeo e do som é superior a outras aplicativas como Skype, Google Meet, Messenger etc.

O encontro foi coordenado pelos membros da Equipe Central do CDL que distribuíram as diferentes funções entre eles. Na avaliação final, os participantes pediram para que os encontros virtuais fossem algo permanente no futuro. Trata-se de um novo horizonte e instrumento pedagógico que se abre para fortalecer a comunicação entre nós e fortalecer o trabalho do CDL como instrumento pedagógico para fortalecer o trabalho pastoral com os jovens.

Seguem fotos dos participantes durante o encontro e diferentes imagens usadas que comunicam melhor do que palavras o que foi uma experiência única para todos. A experiência de quarentena durante este crise mundial do corona vírus está fortalecendo nossa capacidade de comunicar e nos organizar em nível planetário. São avanços que devem se fortalecer mesmo depois de passar a crise.

Conheça os membros da Equipe Central do CDL: https://ccj.org.br/ccj/equipes/equipe-central-cdl/

Acesse a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/centralccj/