Durante o mês de agosto a Igreja no Brasil celebra todos os anos o Mês Vocacional, onde somos convidados a refletir sobre as diversas vocações e rezar por elas. Este ano, a Pastoral Vocacional do Brasil em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu como temática: “Seguir Jesus a luz da fé” e lema: “Sei em quem acreditei” (2Tm 2,12).

Celebrando cada domingo do mês de agosto uma determinada vocação, o coordenador nacional da Pastoral Vocacional, padre Elias Aparecido da Silva, realça que “O objetivo principal é animar e reanimar as comunidades, paróquias e dioceses que rezem pelas vocações de forma especial incentivando as orações e promovendo as vocações em cada realidade e da sua maneira”.

Assim sendo, no primeiro, celebra-se sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos.

Ao falar da vocação temos de ter bem presente que a vocação é um mistério que vai se revelando pouco a pouco, à medida que vamos descobrindo quem somos e a finalidade da nossa existência; é colocar-se a escuta da voz de Deus que, por iniciativa própria, nos chama e nos convida a seguí-lo, enviando-nos em missão; é arriscar-se nas mãos de Deus, confiantes nas sua graça;  é êxodo de si mesmo para centrar a existência em Cristo e no seu Evangelho; é adesão livre e gratuita à missão, para agir com Cristo e por Cristo.

O Papa Francisco no alerta para o fato de que “Matrimônio, vida consagrada, sacerdócio: cada vocação verdadeira inicia com um encontro com Jesus que nos dá alegria e uma esperança nova; e nos conduz, mesmo em meio às provações e dificuldades, a um encontro sempre mais pleno, cresce aquele encontro, maior, o encontro com Ele e à plenitude da alegria”.
Portanto, é preciso procura momentos de silêncio interior em meio a sociedade frenética e barulhenta para se encontrar com Cristo e escutar a voz do Pai que continuamente nos chama e nos confia uma missão.

Renovamos o apelo do Papa Bento XVI em 2007, em São Paulo, “a Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã.” Não tenham medo de responder ao chamado de Deus.  Toda vocação requer renúncia e tem suas dificuladas, mas também traz consigo felicidade e realização.

Como Maria, cuja Assunção celebramos neste mês, somos convidados a dizer “faça-se em mim segundo a tua palavra”, e assim precorremos o caminho que nos leva a contemplação eterna da face de Deus.

Autor: Elson Lopes CSSp.