Hoje temos clareza teológica que missão não é tarefa de congregações especializadas mas de todos os batizados. Pelo batismo somos chamados por Cristo para serem discípulos e depois enviados em missão. Missão, hoje, é ir para outro país mas, é também, ir para as áreas de missão dentro do próprio país, e uma destas áreas de missão hoje, como fala o documento de Aparecida, é o mundo dos jovens com seus enormes desafios e possibilidades de despertar novos missionários.

Para despertar e vivenciar esta vocação, uma das metodologias mais eficazes é passar por uma experiência de imersão.  Neste sentido, nos dias 5 de agosto aos dias 3 de setembro de 2021 estiveram presente no meio de nós 7 Jovens Sem Fronteiras – JSF:  (Marisa A., Gabriela, Simone, Sandro, Marisa C., Andraws e Sofia) e um padre espiritano (Pe. Vitor Ferros), vindo de várias partes de Portugal, para um tempo de missão na Paróquia Santa Teresa de Calcutá na terceira divisão e na Área Pastoral São José Operário na Vila Prudente.

Jovens Sem Fronteiras, é um movimento juvenil espiritano espalhado por todas as partes de Portugal. Eles partilham a espiritualidade da Congregação de Espírito Santo e tem a missão de despertar e animar o espírito missionário nos jovens e nas suas paróquias. Os JSF todos os anos fazem “a ponte” que é um mês de missão num país lusófono com o objetivo de fazer experiência missionária na prática, levando um pouco dos seus conhecimentos e fé, aprendendo com o povo que os acolhe para depois partilharem com os que ficam.

O projeto ponte pretende ligar os jovens de Portugal com outros jovens e países. Eles se preparam como grupo durante um ano através de encontros para se conhecerem melhor, pois são de grupos e lugares diferentes normalmente; fazem uma campanha vendendo algo e fazendo festas para arrecadar fundos para financiar o projeto. Todos os jovens dos grupos trabalham na arrecadação para que o grupo da ponte possa ter condições de partir em missão, enviado por eles. Existe também uma ONG espiritana, Solsef, que cuida de toda parte financeira e burocrática e forma estes jovens antes de partirem.

Esse grupo da ponte 2021, com tema “vida e missão nesse chão”, devia ter feito a ponte no ano de 2020 e na Amazônia, mas por conta da pandemia teve de ser adiado e transferido para São Paulo.

Durante o tempo que estiveram aqui puderam visitar famílias, celebrar com o povo, ter formação (CDL) e troca de experiência com jovens das nossas comunidades, ter vigílias de oração e noite cultural e participaram da primeira novena da Paróquia Santa Teresa de Calcutá. Foram momentos de muita troca e enriquecimento mútuo. Foi muito boa a presença deles na paróquia pois injetaram uma boa dose de animação e incentivaram os jovens a maior participação na comunidade, além de convidarem e despertarem o desejo deles para participar na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), 2023, que será em Lisboa.

 

Parabéns para o  espiritano, Pe. Elson Lopes (Vice Presidente do CCJ),  que acolheu os jovens na sua paróquia de Santa Teresa de Calcutá e  o espiritano, Pe. Assis Tavares, na Favela de Vila Prudente e Pe. Vitor que trabalha com os jovens em Portugal.

Participaram, também de um mini CDL organizado na paróquia.

Seguem fotos que comunicam como foi esta experiência rica de intercâmbio Portugal/Brasil e de aprofundamento de uma Igreja de saída.

Acesse as fotos no nosso facebook clicando aqui