tardesdeformacao_set2017_facebook

Jovens no coração da Igreja, desafios e perspectivas pastorais – 10 anos do Documento 85

A preparação para o próximo Sínodo dos Bispos nos convida a refletir sobre a evangelização e a pastoral com jovens. Sabemos que, para trabalhar com a formação, a evangelização e a mobilização da juventude, não basta apenas boa vontade, mas é necessário capacitação.

“Considerar o jovem como lugar teológico é acolher a voz de Deus que fala por ele. A novidade que a cultura juvenil nos apresenta neste momento, portanto, é sua teologia, isto é, o discurso que Deus nos faz através da juventude.” (Documento 85 da CNBB, n. 81)

Neste ano de 2017, celebramos 10 anos da publicação do DOCUMENTO 85 da CNBB,Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais”. Esse documento é uma ferramenta importante, que abre perspectivas e indica sugestões para a pastoral da juventude, os movimentos apostólicos, novas comunidades e outros grupos que trabalham com jovens. Cada grupo tem seu carisma e identidade específicos, mas todos caminham na direção de um horizonte comum, de transformação da Igreja e da sociedade, pautada no amor fraterno.

Dessa forma, convidamos a todos e todas para participar da Tarde de Formação, uma atividade promovida pelos centros e institutos de juventude de São Paulo, em que vamos refletir e aprofundar o estudo desse documento que abre portas para fortalecer o trabalho com a juventude nas dioceses, paróquias e comunidades. Será uma oportunidade de aprofundar um conteúdo que pode dar respostas a muitos desafios enfrentados nos grupo de jovens. Será também um momento para trocar experiências e ideias com outras pessoas comprometidas, que se empolgam com o apelo do Papa Francisco para ser uma Igreja em saída.

 


Data: sábado, 23 de setembro de 2017, das 14h às 18h

Local: Paróquia Nossa Senhora do Sião,Salão Paroquial, Rua Dona Leopoldina, 50 – Vila Dom Pedro I, São Paulo – SP

Próximo à Estação Alto do Ipiranga, linha verde do metrô


 

Ao confirmar sua presença vamos te enviar a versão digital do documento 85 para que possa estudá-lo antes e tirar mais aproveito da tarde de formação. Em muitas dioceses o estudo do documento está abrindo portas para uma nova retomada do processo de evangelização da juventude e o acompanhamento sistemático de processos de formação, assim superando a superficialidade, a falta de clareza e de uma visão parcial e limitada da metodologia de acompanhamento dos jovens.

 

Faça sua inscrição clicando aqui

Mais informações:

WhatsApp: +55 (11) 97017-1361

 

Assessoria: Pe. Jorge Boran, autor de diferentes livros sobre a metodologia de trabalho com jovens, foi assessor nacional da juventude na CNBB, foi relator da Comissão Episcopal que redigiu o Documento 85 nas duas sessões da Assembleia Geral da CNBB (2006 e 2007) e atualmente é Diretor do Centro de Capacitação da Juventude (CCJ).

 

Equipe organizadora: CCJ, Anchietanum, IPJ-SP