“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15) foi a palavra de ordem, a convocatória feita aos apóstolos e através deles a todo cristão.

Igreja, consciente do seu dever missionário, faz especial consagração do mês de outubro às missões. Especial consagração, porque ela deve sentir, respirar e viver a missão todos os dias.  Isso porque a missão é o coração da Igreja.

A missão é intrínseca à Igreja visto que é segundo o desígnio de Deus Pai, na missão do Filho e do Espírito Santo. O dever missionário vem desde os apóstolos e é um mandato do fundador da própria Igreja, Jesus Cristo. A Igreja não teria existência se não fosse missionária. Ela não pode ficar de consciência tranquila se não cumprir este seu dever. Deve fazer suas as palavras de São Paulo: «se eu anuncio o Evangelho, não é para mim motivo de glória, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar! Se o fizesse por iniciativa própria, mereceria recompensa; mas, não sendo de maneira espontânea, é um encargo que me está confiado» (1 Co 9, 16-17).

Disse Papa Paulo VI na exortação apostólica Evangelii Nuntiandi, nº 14  «Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus e perpetuar o sacrifício de Cristo na santa missa, que é o memorial da sua morte e gloriosa ressurreição. (…) Nela, a vida íntima, vida de oração, ouvir a Palavra e o ensino dos apóstolos, caridade fraterna vivida e fracção do pão, não adquire todo o seu sentido senão quando ela se torna testemunho, a provocar a admiração e a conversão e se desenvolve na pregação e no anúncio da Boa Nova. Assim, é a Igreja toda que recebe a missão de evangelizar, e a atividade de cada um é importante para o todo».

Neste ano em que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram 40 anos de missão, momento de louvarmos e agradecermos a Deus por tantos homens e mulheres que dedicaram e dedicam as suas vidas em prol da missão.

Inspirados pelo lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) e “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, o tema deste ano que está em comunhão com a Campanha da Fraternidade, este mês missionário procura sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (nos dias 20 e 21), que será enviado a Roma e utilizado em prol das realidades missionárias mais carentes.

Por essa ocasião, o papa costuma sempre dirigir uma mensagem para toda a Igreja. Este ano em que se celebra o sínodo sobre a juventude, o Papa Francisco, que tem estado na linha da frenta da missão com palavras e obras, fazendo ele mesmo aquilo que nos pediu, ser Igreja em saída, escolheu como título da sua mensagem “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”.

Na mensagem o papa recorda que “muitos jovens encontram, no voluntariado missionário, uma forma para servir aos “mais pequenos” (cf. Mt 25, 40), promovendo a dignidade humana e testemunhando a alegria de amar e ser cristão. Essas experiências eclesiais fazem com que a formação de cada um não seja apenas preparação para o seu bom êxito profissional, mas também para desenvolver e promover os seus dons dados por Deus, para melhor servir aos outros”.

(Clique aqui para ver a mensagem completa)

Durante este mês procuremos ter gesto concreto de missão e rezemos pela Missão, pedindo a intercessão dos santos padroeiros da Missão, São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus.

Oração do Mês Missionário 2018

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.

Amém.

Elson Lopes C.S.Sp.