O Curso de Dinâmica para Líderes 1º Nível da Diocese de Chapecó aconteceu no fim de semana dos dias 03 e 04 de agosto de 2019, na Gruta Nossa Senhora de Lurdes, cidade de Cunha Porã/SC (espaço da diocese para este tipo de evento). Contou com uma equipe de dois coordenadores Jakson Felipe Brites e Gabriela Rodrigues de Atayde, três monitores Edinei Malagutti, Eduardo Luis Ferrari e Diego Isotton e uma equipe de infraestrutura composta por Fábio André Longhini, Keller Augusto Bresolin, Juliana Salete Rotini Brites, Mateus Agatti e contou com 23 cursistas de 9 paróquias da região pastoral de Chapecó e Pinhalzinho.

O CDL teve uma grande importância para a nossa Diocese, pois os cursistas já têm uma caminhada dentro da Pastoral da Juventude e com o conhecimento adquirido no curso, podem replicar nos grupos de base, fortalecendo-os e a paróquia também. Com isso, o curso fortalece a experiência pessoal de cada um que participou. O que chamou atenção durante todo o curso, foi o interesse dos cursistas em buscar conhecimento, aprimorando o que já sabiam, colocar sua opinião, trocar experiência, argumentar e expor suas ideias durante todo o curso. Um momento muito importante, acredito que tenha sido o perfil psicológico, pois é um momento que desperta a confiança e o autoconhecimento, proporcionando conhecimento e mudança pessoal.

Alex Junior Roll Triches, cursista do CDL Diocesano de Chapecó, relata “O CDL foi um espaço de criar novas relações, onde aprendemos um pouco com cada um. Este espaço também forneceu um vasto conhecimento sobre o local onde as lideranças atuam, que é o grupo de jovens. O curso foi de grande importância para quem está à frente de um grupo de jovens, por que compreendemos o papel do líder, onde nós nos avaliamos para seguir dentro do grupo de forma correta. O CDL abordou diversos assuntos que ajudou no amadurecimento do fazer grupo de jovens, e formou pessoas capazes de estar à frente dos grupos. ”

Em nossa diocese possuímos diversos grupos de jovens, em várias etapas de caminhada, mas todos lutam e buscam pelas mesmas causas e ações, várias vezes faltando ou entrando em comodismo dos grupos, sendo que o CDL Diocesano vem a mexer e motivar as lideranças das paróquias para sair da zona de conforto e se desafiar para um mundo melhor humano e verdadeiro.

Para o cursista Cristiano Malagutti Biachi o CDL foi “Um momento único na formação de novos líderes, talvez essa seja a frase que defina o CDL Diocesano, momento este em que podemos aprender e aperfeiçoar nosso jeito de ser líder, aprender que ser líder não é dar ordens ou pensar tudo sozinho, ser líder é entender que, assim como Jesus ensina seus discípulos no ato de lavar os pés, nós também devemos ‘lavar os pés’ dos outros, sermos exemplo, sermos Cristãos que verdadeiramente assumem o compromisso de cuidar, ajudar, guiar o outro.”

Nossos líderes buscam momentos de partilha, experiência e aprendizado para colocar nos seus grupos de base, ajudando a fortalecer e a motivar a seguir firme na caminhada, em nosso CDL pode-se perceber que a linguagem utilizada e assuntos abordados vem fortalecer cursistas com anos de caminhada e também os iniciantes, pois veio a ser repassados com monitores com convívio nos grupos de jovens, falando assim a língua dos cursistas, tornando isso um chamado para uma civilização do amor mais fraterna.

Leonardo Jacir Siepmann Cerisoli, cursista, relata “O CDL Diocesano foi uma bonita experiência de aprendizado, vivências e partilha. Momento de aprofundar os conhecimentos sobre a dinâmica de grupos, os grupos de jovens em si, e sobre Cristo. Isso, nos proporcionou ter uma visão diferente em relação a liderança e em relação ao ‘eu’. O curso foi bastante válido, para quem está iniciando com um grupo de jovens e como líder, mas também, foi muito agregador aos demais, que tiveram isso reforçado em sua caminhada. Pressuponho que seja muito importante que esses temas sejam trabalhados com a juventude, fazendo com que o conhecimento e o compromisso com o Reino de Deus estejam cada vez mais fortalecidos. Que o curso possa acontecer mais vezes, trazendo cada vez mais a juventude de Jesus para a defesa do projeto.

A Diocese de Chapecó possui mais 8 Regiões Pastorais onde a equipe também pretende aplicar o curso, após autorização dos padres e do bispo. A maioria dos monitores participou do CDL Nacional recentemente em São Paulo, com investimento da diocese e das paróquias onde atuam, por isso pretendem continuar espalhando essa semente nas paróquias. Em breve a equipe fará a avaliação do curso.

 

“Era uma pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas eu fiz dela uma amiga. Agora ela é única no mundo”. Adaptado de O Pequeno Príncipe

Jakson Felipe Brites e Gabriela Rodrigues de Atayde

[srizonfbalbum id=67]

Para ver todas as fotos clique aqui