Nos dias 31/08, 01 e 02/09 de 2018, aconteceu o 2º Encontro do ano de Formação da Escola de Cidadania da Pastoral do Menor do Regional Sul 1 da CNBB, que compreende o Estado de São Paulo.

O projeto Escola de Cidadania é uma das prioridades nacionais da Pamen e um dos objetivos é formar jovens cidadãos conscientes de seu papel na Igreja e principalmente na sociedade. Assim, os jovens organizados podem formar grupos de trabalho, de reflexão, meditação e ação para transformar sua vida e a vida de todos ao seu redor.

Neste segundo encontro de formação, os articuladores estaduais do projeto Escola de Cidadania, Everton Lopes, Leandro Lopes, com o apoio dos demais articuladores Djalma Jesus, bem como dos conselheiros da Pamen, decidiram aplicar para os jovens o Excelente CURSO de DINÂMICA PARA LÍDERES – CDL 1º NÍVEL com o objetivo de formar novas lideranças para desenvolver os projetos da Pamen, em Especial, Escola de Cidadania.

Assim, chamamos o amigo Thiago Cardoso, que é um dos coordenadores do CDL no CCJ (Centro de Cursos de Capacitação para Juventude) e montamos uma equipe com os seguintes monitores: Everton Lopes, Diocese de Mogi das Cruzes, Coordenou o CDL; Leandro Lopes, Arquidiocese de São Paulo – Região Episcopal Belém; Ettore Thiago, Arquidiocese de São Paulo – Região Episcopal Belém; Thiago Cardoso, Diocese de Mogi das Cruzes; Marcio Aparecido “Barrela”, Diocese de Mogi das Cruzes; e Regina Pilon Coordenadora da Infra, Diocese de Mogi das Cruzes.

Estiveram nesta formação 35 cursistas vindos de várias Dioceses de São Paulo, tinham representantes das seguintes Dioceses: Sorocaba, Itapetininga, Santo André, Região Episcopal Belém Arquidiocese de São Paulo, além da Anfitriã Diocese de Mogi das Cruzes. A Maioria dos cursistas eram adolescentes que já participam dos projetos em suas dioceses. Porém, tinham alguns cursistas adultos que enriqueceram ainda mais nosso CDL.

Foi um final de semana muito intenso de formação e aprendizado. Iniciamos na sexta às 19h30 com acolhida, credenciamento e lanche. Seguimos o cronograma sem muitos atrasos. Finalizamos no domingo, por volta das 15h00, com a celebração do compromisso, missa presidida pelo querido Padre Carmine Mosca da Diocese de Mogi das Cruzes, onde entregamos a cada participante o anel de tucum.

Para que esse CDL da Pastoral do Menor acontecesse, foi preciso colaboração de muitas mãos. Assim, agradecemos o conselho da Pastoral do Menor, na pessoa do coordenador o Diácono Everton por apoiar em tudo. Agradecer a Fernanda Brasil, que articulou toda parte financeira. Agradecemos de maneira muito carinhosa as queridas amigas que de maneira voluntária cozinharam e prepararam nossas refeições, que alias, ficaram maravilhosas.

Agradecemos, também, as doações de alimentos, de panelas, equipamentos de cozinha, de som, etc. Muitas pessoas anônimas que só Deus poderá retribuir a ajuda.

Agradecemos ao CCJ, à Pamen e à PJ da Diocese de Mogi das Cruzes.

Por fim, agradecemos a todos os jovens e adultos que aceitaram nosso convite e se jogaram neste projeto chamado Escola da Cidadania.

Que nosso Bom Deus continue nos abençoando!

E nós continuaremos acreditando numa sociedade onde reine o amor. Acreditamos nos jovens e seguiremos lutando por nossas crianças e adolescentes.

Com muita fé,

Everton Lopes da Silva

Coordenador Pastoral do Menor

Diocese de Mogi das Cruzes

 

Confira todas as fotos clicando aqui

[srizonfbalbum id=53]