CDL QUITO

CDL em Quito, Equador. No dia 20 a 22 de Maio de 2016 foi realizado o curso de Dinâmica para Líderes (CDL) 1º Nível, uma formação prática e simples para o trabalho em equipe cujo autor, P. Jorge Boran CSSp, diretor do Centro de Cursos de Capacitação da Juventude em São Paulo, Brasil, assessorou a preparação e o desenvolvimento.

Os objetivos propostos neste curso foram: capacitar para o trabalho em equipe, facilitar o autoconhecimento, despertar a confiança e integração, aprender a administrar o tempo, desenvolver a consciência crítica, fazer a opção pessoa por Jesus Cristo, discernir os valores e contra valores da sociedade, despertar para o compromisso pessoal e comunitário, educar na convivência e criar uma experiência de Igreja-Comunidade.

Esta jornada de formação teve lugar no Centro de Formação Mons. Leonidas Proaño na cidade de Quito. Estiverem participantes das arquidioceses de Quito provenientes da vicária norte “La inmaculada”, vicário sul “Hermano Miguel”, vicária “San Pedro e San Pablo”, Movimento Juvenil “Gencana” e “Movimento Juvenil “América Misionera”, além da participação de 5 delegados de Manta (Arquidiocése de Portoviejo) e um jovem da obra Kolping de Chimborazo (Diocese de Riobamba).

Este espaço de formação está dirigido para jovens coordenadores dos grupos da Pastoral Juvenil, membros de equipes de coordenação, assim também os adultos (laicas/os, religiosas/os, sacerdotes) que acompanham a vida e o processo de educação na fé dos grupos juvenis. Aqueles que participaram desta experiência puderam ter a oportunidade de organizar a preparação e continuidade para reproduzir o CDL nas suas respectivas localidades.

A iniciativa de fazer este CDL diocesano, surge na reunião do XIII encontro da Red Latinoamericana de Centros e Institutos da Pastoral Juvenil realizado em Quito em Setembro de 2015. Esta rede faz parte o CCJ e o Centro Leonidas Proaño que proporcionam desde um serviço específico que é a formação de novos líderes, lideranças e assessores para que desta maneira se acompanhe e promovam os processos sistemáticos do projeto e missão da Pastoral da Juventude como ação organizada da Igreja.

Darío Tipám

Confira todas as fotos do curso clicando aqui.

 

[srizonfbalbum id=10]