CDL_Mangalot

CDL para adultos – uma experiência diferente na Paróquia Vila Mangalot, SP.

Em meio a um momento de incertezas e inseguranças políticas, econômicas e sociais, mais uma vez o Curso de Dinâmica para Líderes (CDL) vem nos mostrar que ainda é possível acreditar na utopia do Reino, em um mundo novo possível…E essa nova experiência aconteceu nos dias 01, 02 e 03/07, na Paróquia São João Batista, localizada nas terras da Vila Mangalot, Zona Oeste da nossa querida cidade de São Paulo.

A partir da pedagogia de Jesus de acreditar na importância da vivência em comunidade e de pequenos grupos, esse CDL contou com a participação de 16 cursistas adultos e uma equipe de 5 monitores, sendo eles Pe. Jorge Boran, Saulo Ferreira, Jéssica Campos, Ana Prince e Kelly Batista, equipe de Infra-estrutura da própria paróquia (que cuidou do bem-estar de cada um durante todo o encontro), além do apoio e animação do Pe. Zena, atual pároco da Paróquia São João Batista.

A sexta-feira teve início com um resgate da importância do trabalho em equipe e do entendimento das dimensões que compõem a nossa personalidade, através da Janela de Johari e foi encerrada com uma olhar especial para as relações que estabelecemos com o outro através do Sociograma.

E não faltou entusiasmo, musicalidade e sintonia, marcas fortes da comunidade, para seguir durante todo o final de semana…Aspectos importantes para a Caminhada Pastoral foram refletidos e vivenciados durante o sábado como Dinâmica de Grupo, liderança e metodologia pastoral, além de trabalhar o valor da Dignidade da Pessoa Humana, círculo de vida e morte e, como ponto ápice, a pessoa de Jesus Cristo, mestre e companheiro.

O domingo teve início com a temática “Igreja e comunidade”, ressaltando a importância do papel que temos na construção de relações mais humanas, fraternas e verdadeiramente cristãs. Na sequência, discutimos como o planejamento e a organização podem ajudar-nos na administração de tempo e da nossa qualidade de vida. A comunidade teve, ainda, um momento de olhar para a sua missão e caminhada e discutir como avançar no trabalho pastoral e missionário. Essa riquíssima experiência de vivência, partilha e construção coletiva teve encerramento com uma Celebração Eucarística tecida pela caminhada de Emaús, mensagem de Esperança, que nos leva a refletir o quanto os nossos gestos podem evidenciar a presença de Jesus em nosso meio…E é caminhando que se faz caminho…

Sigamos em frente, em sintonia com o Ressuscitado, com ousadia, esperança e entusiasmo!

Paróquia São João Batista, comunidade de comunidades: obrigada pela acolhida e renovação do ardor missionário em cada um de nós!!!

Kelly Gonçalves

Pela Equipe CDL

09/07/16

 

Confira todas as fotos clicando aqui.

 

[srizonfbalbum id=14]