Um evento nacional histórico.  Dos dias 30/10 a 02/11/2021 realizamos o 22º CDL 1º Nível Nacional presencial, depois de quase dois anos de pandemia e uma overdose de abraços apenas virtuais e carência de contatos presenciais. Seguimos todos os protocolos (máscaras, lavando as mãos, etc) e aceitamos somente vacinados. Temos consciência que continua a necessidade de vigilância porque a pandemia ainda não terminou.

O evento foi importante para começar a entender como será a volta ao normal depois da pandemia e como prepara-la, sabendo que o novo normal vai ser diferente. Conversei com um professor num país da Europa e ele desabafou que seus alunos estavam voltando sem motivação e sem iniciativa, acostumados a uma vida sem estrutura. O membro de um movimento de jovens, em um outro país, estava chateado porque seu primeiro encontro presencial fracassou. Havia o receio, também, que o curso nacional seria uma experiência chata devido a necessidade de usar máscaras e seguir protocolos, apagando assim a espontaneidade natural dos jovens.

Nossa experiência no CDL Nacional foi diferente. Nunca vi cursistas tão motivados, com tanta energia, com tanta maturidade e prontos para por fogo no mundo (no bom sentido). E uma equipe de monitores que se entregaram de corpo e alma na preparação e coordenação do curso. Estou animado para o ano que vem quando retomamos o novo normal pós pandemia. Claro que há sempre o perigo de tirar conclusões gerais a partir de uma única experiência!

As fotos, a seguir, comunicam por si o espirito do encontro, o ambiente de celebração, de alegria, de entusiasmo, de energia, de criatividade e de compromisso com a renovação de nossa Igreja e a transformação de nossa sofrida sociedade. Houve integração fé e vida, fé e justiça social. A integração de conteúdo e o afetivo se mostrou um poderoso instrumento de evangelização. A comunicação com o mundo jovem fora da casa de encontro, através do Facebook, grupos de WhatsApp e Instagram foi importante.

A volta ao “normal” não significa o abandono das conquistas fantásticas dos encontros online. Haverá uma nova simbiose virtual/presencial. O avanço incrível de novas plataformas como Zoom, Meet etc, com o melhoramento da qualidade do som e das imagens, possibilita agora a continuidade de contatos, debates e formação com as lives de  curto espaços de tempo.

A fala e o testemunho pessoal da Secretaria Nacional da Pastoral da Juventude, Michelle Gonçalves, empolgou os jovens. Segue vídeo abaixo:

Nas palavras de uma jovem: “Só quem já viveu um CDL sabe como é, e quem não viveu ainda não perca a próxima oportunidade ”

“Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.” ( O Pequeno Príncipe)

 

Segue o link para as fotos e vídeos na página do CCJ no Facebook:

https://web.facebook.com/centralccj/posts/4783667785016890