Nos dias 14, 15 e 16 de junho a Paróquia de São Miguel, na cidade de Calheta, Cabo Verde, acolheu o 1º curso de dinâmica para líderes nível 1 (CDL 1) com cerca de 42 jovens de 5 Paróquias (São Filipe, Santiago Maior, São Lourenço dos Órgãos, São Miguel e Santa Catarina).

Foi 1º Curso de Dinâmica para Líderes realizado em Cabo Verde, a partir da proposta feita pelo Padre Elson Lopes, missionário no Brasil, para a Diocese de Santiago. Foi ministrada por uma equipe de 5 elementos, tendo o Padre Elson como coordenador e Ângelo Varela, Cosme Sanches, José Luís da Silva e Maria da Ressurreição (Reissu) como monitores.

O primeiro dia do curso foi muito interessante e divertido tendo em conta que muitos não se conheciam, no entanto tiveram muita interação, diversão, bem como alguns trabalhos para serem feitos.

Já no dia seguinte, foi o mais intenso de todos tendo em conta de que havia muitas palestras, algumas dinâmicas, alguns momentos de lazer, trabalhos para serem feitos e a apresentação dos mesmos. Mas isso não fez com que os participantes deixassem de lado o foco e o objetivo que tinha proposto no início, tendo em conta que muitos gostaram das palestras, dinâmicas, apresentações e momentos de lazer. Destaca-se algumas palestras, dinâmicas e temas apresentados entre eles: “Dinâmica do grupo”, “A dignidade da pessoa humana”, “Cristo e Ser Cristão”, “Perfil psicológico”, “Igreja Comunidade”, “Como formar um novo grupo de jovens e facilitar o processo de crescimento por etapas”.

No terceiro e último dia do curso terminou o ciclo de temas e palestras, fez-se a revisão do curso, os formandos receberam a ficha de avaliação para fazerem a avaliação do curso de modo individual e anonimo para a organização analisar depois do curso. Tivemos a missa como o ponto alto para terminar o curso, mediante a celebração de compromisso dos formandos. A missa foi de uma maneira bem diferente desde o início com todos a receberem acolhimento na entrada com água benzida e um pedaço de papel em branco. Após a comunhão fez-se o momento de imposição de óleo nas mãos dos formandos como símbolo de unção e envio em missão e entrega do símbolo do curso. Também receberam o certificado de participação no curso como tinha sido informado antes. Para terminar a celebração do compromisso todos foram convidados a cantarem e dar abraços uns aos outros como forma de despedida.

Assim terminou o curso CDL nível 1, na Paróquia de São Miguel, Calheta, com a participação de 43 jovens.

Para que este curso acontecesse houve um grande apoio das comunidades das diversas paróquias que participaram assim como dos párocos. Houve também uma equipe de mulheres, freiras e jovens que estão estudando para serem freiras que se dedicaram nestes três dias para alimentar os participantes no curso. A todos fica a nossa gratidão.

O nosso desejo é que este seja o primeiro de muitos CDLs aqui em Cabo Verde.

Eis quatro testemunhos dos jovens que participaram no Curso de Dinâmica para Líderes 1:

Joãozinho

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o Sr. Padre Elson e a sua equipe de monitores pela disponibilidade, paciência, e dedicação durante os dias em que estiveram a nos dar formação. É a primeira vez que estou a participar numa formação do tipo, gostei muito e aproveitei tanto as 40hs de formação. O CDL, irá nos ajudar muito, em especial na nossa paroquia que é uma paroquia jovem dinâmica e que tem muito a dar e a aprender. Este curso avaliando em todos os aspetos levanto a minha mão tiro o meu chapéu e dou nota 10 em tudo, para Coordenador, para os monitores, para os formandos, para os conteúdos preparados e sem esquecer do alojamento e da recepção e dos cuidados (alimentação). Para terminar gostaria muito de deixar uma ideia. Que esta formação não sejam dadas só a nível da Igreja mas que sejam implementadas nas instituições publicas…. Muito obrigado a todos. Aproveitei tanto que irei partilhar com os outros aquilo que aprendi.

Yalom

Eu só quero falar para você que este primeiro formação de CDL que aconteceu aqui em Cabo Verde vai ajudar muitos jovens a entender o que é ser líder, na minha pessoa com este formação confesso que ela vai me ajudar muito porque vou trabalhar mas na minha dignidade humana e também vou conseguir trabalhar ali depois de muitas partilhas entre jovem eu vejo que não só eu que passo  por momento frágil, também que há vários jovens  com vontade de aprender, ajudar, de procurar Cristo, também senti que eu posso fazer coisas que outro pode, como dar opinião, ouvir o outro, estar perto sem fazer sentir mal, agradeço mesmo do fundo do meu coração de oportunidade que eu tive de participar neste curso porque ali descobri que tipo de líder quero ser como vou ter melhor diálogo com outras pessoas. Que Cristo existe e que está sempre no centro de tudo, que tenho, que estar sempre na situação cooperativa, preocupar com o outro fazer companheiro um amigo partilha minhas ideias com tudo num diálogo franco e aberto tenho que estar sempre a busca promover paz. As testemunhas que eu carrego desta formação, o mais importante que devemos estar sempre alegre pra receber Jesus na Eucaristia para terminar quero agradecer todos jovem que tiveram a oportunidade de participar neste curso, e ao coordenador que teve essa iniciativa foi muito bom eu gostaria que conseguimos levar CDL a mais jovem Cabo-verdiano sobre tudo os que fazem parte de alguns grupo, maior testemunho que carrego deste formação que devemos ver sempre o outro em nós. Meus agradecimentos.

Vera Raquete

É tanta alegria que não cabe só no meu coração…daí solto as minhas gargalhadas de alegriaaa… . participar no CDL I nível foi a melhor coisa que me aconteceu neste ano… pois consegui despertar o espírito de liderança que há em mim e senti o famoso “BRIU” da juventude unidos em Cristo.
Que Deus nos abençoe, que Deus nos proteja e que Deus nos dê a PAZ

Adelmo

O meu testemunho que eu vou partilhar convosco é: O que aconteceu no curso de dinâmica para Líderes foi sensacional porquê eu aprendi muitas coisas que eu não sabia como lidar enquanto um Coordenador de um determinado grupo ainda hoje eu estava a pensar. Se pudéssemos voltar no tempo eu faria tudo diferente porque aprendi várias técnicas como dirigir um grupo mais eu espero que essa CDL continua para outros jovens e eu quero repetir de novo Obrigado.

 

José Luís da Silva

[srizonfbalbum id=65]

Acesse todas as fotos clicando aqui