Nos dias 24 a 26 de julho de 2024, fomos acolhidos na cidade de Buenavista, a 100km de Santa Cruz de la Sierra – Bolívia para o XIV Encontrão Espiritano. Estiveram presentes 60 Espiritanos, entre eles, religiosos e leigos, do Brasil, Paraguai e Bolívia, onde rezaram, refletiram e confraternizaram inspirados no tema “Carisma e Missão no Mundo Contemporâneo”.
O CCJ participou como membro da circunscrição “Espiritanos Brasil Sudoeste” de São Paulo. Durante o Encontro, houve um momento de partilha, onde apresentamos o trabalho do CCJ na formação de líderes juvenis. Também contribuímos para o aprofundamento do tema sobre a juventude, dificuldades e obstáculos vivenciados hoje nas pastorais.
Um momento forte do Encontrão foi a participação da Celebração Eucarística, com a presença do Arcebispo de Santa Cruz, D. René Leigue, e os padres Espiritanos presentes que vieram de diferentes países e que estão atuando no Brasil, Bolívia e Paraguai, na paroquia Espiritana, Juan Batista, em Santa Cruz. O primeiro Superior Geral africano da congregação, Pe. Alain Mayama, do Congo Brazaville, estava presente animando o processo de discernimento do Encontrão. Impressionou a todos pelo seu carinho, sabedoria e simplicidade. Destacou o trabalho dos Espiritanos na América do Sul e os grandes desafios a serem enfrentados. A Congregação Espiritana nasceu na França e hoje, depois de mais de 300 anos, trabalha em 60 países no mundo todo.
O Encontrão foi marcado pelo testemunho e vitalidade dos leigos que participam conosco em trabalhos missionários e de modo especial, pela acolhida carinhosa que tivemos durante esses dias. A noite cultural, nos trouxe as tradições e criatividades do povo Boliviano, e, de modo especial, os jovens nos acolheram com a música, as danças folclóricas e suas comidas típicas, como mostram as fotos.
Agradecemos a família Espiritana pelo empenho, carinho e acolhida que tiveram com todos que estiveram presentes nesse Encontro que foi tão especial. Voltamos com a certeza que juntos somos mais fortes e mais unidos, como nos inspira o lema da congregação “Cor unum et anima una”
Pe. Jorge Boran e Aline de Biagi, pelo Centro de Cursos da Juventude – CCJ.
Confira a matéria do Pe. Tony Neves no site do Vaticannews: