Jovens no coração da Igreja, desafios e perspectivas pastorais – 10 anos do Documento 85
A preparação para o próximo Sínodo dos Bispos nos convida a refletir sobre a evangelização e a pastoral com jovens. Sabemos que, para trabalhar com a formação, a evangelização e a mobilização da juventude, não basta apenas boa vontade, mas é necessário capacitação.
“Considerar o jovem como lugar teológico é acolher a voz de Deus que fala por ele. A novidade que a cultura juvenil nos apresenta neste momento, portanto, é sua teologia, isto é, o discurso que Deus nos faz através da juventude.” (Documento 85 da CNBB, n. 81)
Neste ano de 2017, celebramos 10 anos da publicação do DOCUMENTO 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais”. Esse documento é uma ferramenta importante, que abre perspectivas e indica sugestões para a pastoral da juventude, os movimentos apostólicos, novas comunidades e outros grupos que trabalham com jovens. Cada grupo tem seu carisma e identidade específicos, mas todos caminham na direção de um horizonte comum, de transformação da Igreja e da sociedade, pautada no amor fraterno.
Dessa forma, convidamos a todos e todas para participar da Tarde de Formação, uma atividade promovida pelos centros e institutos de juventude de São Paulo, em que vamos refletir e aprofundar o estudo desse documento que abre portas para fortalecer o trabalho com a juventude nas dioceses, paróquias e comunidades. Será uma oportunidade de aprofundar um conteúdo que pode dar respostas a muitos desafios enfrentados nos grupo de jovens. Será também um momento para trocar experiências e ideias com outras pessoas comprometidas, que se empolgam com o apelo do Papa Francisco para ser uma Igreja em saída.
Data: sábado, 23 de setembro de 2017, das 14h às 18h
Local: Paróquia Nossa Senhora do Sião,Salão Paroquial, Rua Dona Leopoldina, 50 – Vila Dom Pedro I, São Paulo – SP
Próximo à Estação Alto do Ipiranga, linha verde do metrô
Ao confirmar sua presença vamos te enviar a versão digital do documento 85 para que possa estudá-lo antes e tirar mais aproveito da tarde de formação. Em muitas dioceses o estudo do documento está abrindo portas para uma nova retomada do processo de evangelização da juventude e o acompanhamento sistemático de processos de formação, assim superando a superficialidade, a falta de clareza e de uma visão parcial e limitada da metodologia de acompanhamento dos jovens.
Faça sua inscrição clicando aqui
Mais informações:
WhatsApp: +55 (11) 97017-1361
Assessoria: Pe. Jorge Boran, autor de diferentes livros sobre a metodologia de trabalho com jovens, foi assessor nacional da juventude na CNBB, foi relator da Comissão Episcopal que redigiu o Documento 85 nas duas sessões da Assembleia Geral da CNBB (2006 e 2007) e atualmente é Diretor do Centro de Capacitação da Juventude (CCJ).
Equipe organizadora: CCJ, Anchietanum, IPJ-SP