Adoniran Barbosa, me perdoe a licença poética: “Não posso ficar, nem mais um minuto SEM vocês…” Cursistas do CDL 1o Nível da Paróquia São Benedito, setor Jaçanã, região Santana/SP, essa foi a nossa sensação quando encerramos o curso. Que final de semana hein!

Entre os dias 15 e 17 de fevereiro de 2019, dezoito jovens e adultos ajudaram a construir este momento de formação. Facilitados pela equipe de monitores do CCJ formada por Jeanne de Jesus (assessora), Fernando Plácido (coordenador), Viviane Martins, Jairo Miranda e Thais Prince.

Diferente de alguns CDLs, encontramos no Jaçanã um grupo de grandes amigos de caminhada e de vida. Mesmo que alguns deles tinham vindo de outras comunidades, mas a partir do segundo dia, pareciam parte da família São Benedito.

Comunidade que honrou a fama do padroeiro, que era cozinheiro, e tinha uma equipe da cozinha que nos serviu maravilhosamente bem.

Como equipe, o grande desafio era levar o CDL para um lugar onde pouquíssimos sabiam o que era, mas nos deparamos com jovens e alguns adultos com o coração cheio de bondade, esperança e vontade de trabalhar na construção da civilização do amor.

Quanto brilho no olhar pudemos ver, quantos relatos, quantas dúvidas e por trás delas quanta vontade de viver e construir o reino!

Ah, que saudade já estamos do violão do André, do “Brasil” da Clarinha, da rigidez do nosso guarda Valter, do sorriso fácil do Felipe, da doçura da Paula, do Ragatanga impecável do Danilo, da união dos irmãos João e Bella, das fotos e faxina do Renan, da tranquilidade do Matheus, do nosso bebê Gustavo, da “animação” do Igor, da fala mansa e simples do Guilherme, do jeitão pejoteiro do Flávio, da mãezona e paizão Cida e Alberto e da acolhida do Jéverson. Todos eles sob os cuidados do Severino, o pastor desse lindo rebanho.

E como falamos, os valores de Jesus devem ser praticados diariamente em todos os ambientes que frequentarmos, e o CDL acaba mesmo, pois…
“…minha mãe não dorme enquanto eu não chegar. Sou filho único, tenho minha casa pra olhar, não posso ficar…”

Até a próxima, estamos juntos sempre!

Fernando Plácido

“Minha experiência no CDL foi inesquecível, foi um rico aprendizado sobre como poder ver a Deus através do olhar do outro, como ajudar ao próximo convivendo em grupo e como somos capazes de evoluir quando estamos em grupo. Levarei isto para minha vida!”


João Vítor Pedroso Barbosa, 19 anos, Paróquia de São Benedito

 

“Viver o CDL foi uma experiência incrível e ousada. Um curso que oferece vários conhecimentos e ferramentas para usar no cotidiano e o jeito de ser construído coletivamente me surpreendeu. Sem dúvidas ele me desafiou a ir além e pensar e ver coisas diferentes. Cheio de recursos e para além do conteúdo guardo as risadas, as músicas, os olhares das companheiras e companheiros. Guardo também a consciência do papel da liderança e do protagonismo que devemos ter nas nossas vidas. Enfim, para mim o CDL é uma experiência pra quem gosta da vida.”


Flávio Caetano, 29 anos, Paróquia N. Sra. Consolata, Setor Imirim

[srizonfbalbum id=58]

Para ver mais fotos clique aqui