Comissão para a Juventude lança material do DNJ em live.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou, no dia 5 de agosto, o material que irá animar os grupos juvenis na celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2020, no dia 25 de outubro. Durante live, o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão, dom Nelson Francelino, recordou as motivações para os jovens celebrarem a data.

O DNJ quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e também comprometida com a realidade social em que se vive, tendo como base a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo”, afirmou dom Nelson Francelino.

O bispo reforça ainda que o Dia Nacional da Juventude, assumido pela CNBB em 1985, no Ano Internacional da Juventude proclamado pela ONU, “quer despertar e favorecer o protagonismo juvenil, esse mesmo protagonismo juvenil que o Papa Francisco tão bem descreveu o seu lugar na Igreja, a sua importância na Igreja, na exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit. O papa confia nos jovens, a Igreja aposta nos jovens nessa força criativa, nessa força renovadora da juventude”.

Tema e subsídio

Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17), o subsídio do DNJ 2020 quer refletir sobre a vida da juventude que é o maior dom de Deus. Nessa perspectiva, os autores dos encontros querem colocar a VIDA como a obra mais perfeita que Deus criou. Porque Deus é jovem e faz novas todas as coisas.

A proposta deste ano é refletir sobre as temáticas: “E a vida, o que é? Vida: obra e amor de Deus”; “Vós sois o agora de Deus”; “Somos UM!”. O material foi construído coletivamente e contém indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

No subsídio há roteiros de encontros, terço missionário, Lectio Divina e visita missionária. Devido ao período de pandemia, a Comissão para Juventude também pensou em sugestões de encontros online e iniciativas de uma Pastoral Juvenil Samaritana sempre ativa, como gincana com atividades virtuais; vaquinha online como ação solidária concreta; Incentivo à doação de sangue como um gesto de solidariedade. Encontros e a Lectio Divina propostos podem ser realizados em pequenos grupos de forma virtual.

Celebração

O DNJ será celebrado no dia 25 de outubro (data padrão, último domingo de outubro), mas, apesar da data ser fixada pelo calendário da comissão, cada diocese escolhe o melhor momento para celebrá-lo no segundo semestre de cada ano, considerando a realidade local. Em muitos lugares, seguindo as recomendações sanitárias e eclesiais, não haverá encontros presenciais neste ano.

Aviso às pessoas que nos anos anteriores faziam encomendas conosco do material impresso do DNJ:

Em 2019 a Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil da CNBB decidiu, para o futuro, não realizar a impressão do material do DNJ (livreto e cartaz), ficando disponível apenas as versões digitais

Seguem abaixo os links para o download do material do DNJ deste ano.

 

                     Subsídio DNJ 2020 (2599 downloads )                   CARTAZ_DNJ_2020_BRANCO (2249 downloads )             CARTAZ_DNJ_2020_VERMELHO (1853 downloads )

Fonte: CNBB – cnbb.org.br