O primeiro CDL 2º Nível na Arquidiocese de Assunção aconteceu entre os dias 20 e 22 de julho de 2018. O curso foi organizado por uma equipe de monitores com experiência no CDL 1º Nível na arquidiocese. O curso foi realizado com a assessoria do Pe. Jorge Boran do CCJ do Brasil e coordenação geral do Mario Benitez com a coordenação da PJ de Assunção, representada por Vilma Maciel e Edgar Duarte, além dos Assessores da PJ Arquidiocesana: Pbro. Reinaldo Roa, Pbro. Adolfo Acosta.  Equipe de monitores: Mario Benitez, Juan Ortiz, Crispulo Gonzalez, Claudia Ávalos, Miguel Escalante, Fernanda Urdapilleta, Miguel Escalante.

 

 

A experiência do Paraguai com o CDL 1º Nível e com o CDL 2º Nível é muito rica. Quase todas as dioceses multiplicam o CDL como instrumento pedagógico para fortalecer o trabalho com a Pastoral da Juventude. A diocese de San Lorenzo, por exemplo, usa o CDL 1º Nível como formação básica para todos os novos jovens que entram na PJ, todos os anos. A multiplicação do curso começou com três jovens que participaram do CDL Latino Americano que foi realizado em São Paulo no ano 2005:  Kelly, Ana Lisa e Auxiliadora. Kelly recorda que:

“Os participantes nos CDLs são de várias dioceses de Paraguai, em sua maioria jovens de militância da PJ o que garante a sua futura reprodução nas paróquias e diocese como foi com o primeiro nível que de 15 Diocese que tem o Paraguai, chegamos a reproduzir em 13 Dioceses desde o 2005 que trouxemos a tua proposta de CDL. É o curso que mais chegou para as bases.”

 

Impressiona muito o protagonismo dos jovens de Paraguai:  sua dedicação, sua capacidade e espírito de entrega, a alegria, o entusiasmo e seu espírito de fé, mesmo trabalhando com poucos recursos financeiros. A visita do bispo Pedro Juvenville deixou claro o quanto os jovens são queridos pela Conferência dos Bispos de Paraguai. Saí do curso sentindo que recebi mais do que dei.

Jorge Boran

 

Confira todas as fotos clicando aqui

 

[srizonfbalbum id=51]