Capacitação de liderança

LÍDERES DE TROCA DE FAVORES E LÍDERES TRANSFORMADORES

 

2-sol-nascendo-2Em nossa última aula falamos dos quatro tipos de líderes mais comuns em nossos grupos, comunidades e equipes de coordenação das pastorais e movimentos apostólicos: o Líder Ditatorial, o Líder Paternalista, o Líder Permissivo ou Laissez-faire e o Líder Democrático. Esta maneira de abordar os diferentes tipos de líderes é mais popular e mais é fácil ser compreendida pelas nossas pastorais e movimentos. No entanto, há outra maneira de aprofundar os diferentes tipos de líderes, que é mais profunda, e complementa a abordagem anterior. Trata-se da abordagem de McGregor Burns, que exerce grande influência com suas pesquisas sobre os autores modernos que escrevem sobre este tema. Referimo-nos a este autor na primeira aula.

Portanto, nas próximas aulas, vamos abordar esta linha de aprofundamento. Trata-se de uma abordagem para coordenadores e assessores que querem algo mais, e que serve como plano de fundo para entender e se posicionar diante de muitas questões na Igreja e na sociedade de hoje. Nesta aula aprofundaremos a separação dos diferentes tipos de líderes em dois grandes grupos. São duas maneiras diferentes de responder às aspirações dos seguidores:

Líderes de Troca de Favores e Líderes Transformadores

I.                    Líderes de troca de favores. Neste tipo de relação com o líder os seguidores assumem compromissos na base de troca de favores. Fazem as coisas porque vão receber alguma recompensa, seja econômica, política ou sociológica. Nas eleições políticas, por exemplo, muitas pessoas votam em diferentes candidatos, em troca de favores ou prêmios emocionais e deixam de pensar no bem maior do país. Muitos jovens participam dos seus grupos em troca de amizade, para resolver problemas pessoas, para namorar. No processo de iniciação esta é, frequentemente, a motivação principal.

II.                  LÍDERES TRANSFORMADORES OU ADMINISTRADORES. Bennis & Nanus fazem a distinção entre administradores e líderes que é muito usada hoje. Administradores fazem um trabalho relacionado com os recursos físicos de uma organização: seu capital, suas habilidades humanas, tecnologia, matéria prima. Estão mais preocupados com a solução de problemas. Administradores eficientes garantem trabalho de boa qualidade, feito dentro do prazo. Este trabalho é importante. Sem a mínima efi ciência as coisas não funcionam e ficamos somente com belos discursos.  Porém, a maioria das organizações constata que seu problema não é a falta de administradores, mas, sim, de líderes. Frente aos administradores os seguidores adotam atitudes de submissão ou obediência à contragosto. Os líderes avançam mais, têm consciência que as pessoas trabalham não somente por causa de uma recompensa material. Ajudam as pessoas a terem prazer e satisfação no seu trabalho. Estão preocupados com a visão do futuro. Trabalham os recursos emocionais e espirituais da organização, fazem esforços para responderem as aspirações humanas profundas: para serem importantes, para serem úteis, para fazerem parte de algo que é bem sucedido. Como resultado as pessoas sentem que têm poder de influir na organização. Os líderes são importantes hoje devido à necessidade de lidar constantemente com mudanças.

Agora passemos à outra distinção que tem ajudado muito a capacitação de líderes. A partir das suas pesquisas sobre os grandes líderes históricos, Mc Gregor Burns distingue quatro tipos de líderes que existem em todo grupo humano. A distinção é muito usada hoje para analisar o trabalho grupal. Estes tipos de líderes existem em todo grupo humano e não dependem de eleições ou nomeações. A distinção ajuda a entender as relações e os conflitos entre os participantes de grupos humanos e entre membros de diferentes equipes de coordenação. Nas próximas aulas aprofundaremos estes quatro tipos de líderes transformadores.

Jorge Boran CSSp