Data: 26/07/2020, domingo, das 17h às 19h (anote na agenda)

 

FORMATO

  • O encontro acontecerá via Zoom, com um número limitado de pessoas, e será transmitido ao vivo no YouTube.
  • Faça sua inscrição até o dia 20/07, através do WhatsApp do CCJ (11) 97017-1361, para receber o link para o encontro no Zoom.
  • Sorteio de 3 exemplares para os participantes do Zoom e 1 exemplar para os participantes via YouTube, todos serão autografados.

MOTIVAÇÃO

Em muitas dioceses, há uma crise da assessoria adulta que trabalha com jovens (PJ, Setor Juventude, congregações religiosas etc.). Talvez seja a pior crise dos últimos 60 anos (desde a Ação Católica Especializada, nos anos 60).

Se conseguirmos desenvolver uma parceria entre o protagonismo dos jovens e a experiência, sabedoria e capacidade do assessor adulto – religioso e leigo – de fazer ponte com o conjunto da Igreja, acabaríamos liberando uma energia “nuclear”, com grande potencial para fortalecer o futuro trabalho pastoral com jovens. Em muitas dioceses, onde há ausência de assessoria adulta, a pastoral da juventude se encontra isolada, elitizada e com pouca capacidade de mobilização.

O livro “Assessor Adulto e Coordenador Jovem: Uma parceria invencível” discute os diferentes desafios e oferece soluções práticas para conquistar e formar uma nova geração de assessores adultos que trabalhe em equipe (assessores adultos leigos, assessores religiosos e assessores jovens), favorecendo e estimulando o protagonismo juvenil. Não há solução a curto prazo, mas há solução a longo prazo. A obra fundamenta diferentes conceitos com muitos exemplos concretos a partir da experiência do autor de mais de cinquenta anos de trabalho pastoral com jovens.

EQUIPE PRINCIPAL

JORGE BORANJorge Boran

Pe. Jorge Boran CSSp é especialista internacional na área de capacitação de líderes e pastoral da juventude. Foi assessor nacional da Juventude da CNBB nos anos 80. Fundador do CCJ, é doutor na área de liderança comunitária pela Universidade de Fordham, nos Estados Unidos, e ministrou conferência e cursos de treinamento de líderes na América Latina, Estados Unidos, Europa e África. É autor de importantes livros em português, espanhol, inglês, alemão e ucraniano.

Kelly Batista

Assessora leiga da PJ, agente pastoral e monitora do CDL.

 

 

 

Thiago Cardoso

Assessor leigo da PJ, coordenador do Setor Juventude (diocese de Mogi das Cruzes) e monitor do CDL.

 

 

 

METODOLOGIA

  • Apresentação dos participantes
  • Palestra do Autor: Pe Jorge Boran, CSSp
  • Depoimento: Thiago Cardoso
  • Intervalos para comentários, sugestões e perguntas
  • Sorteio dos livros

LIVRO