CDLM Volta Redonda 2015

Com a assessoria da equipe do Centro de Cursos de Capacitação da Juventude (CCJ) de São Paulo, cerca de 40 jovens tiveram a rica experiência de participar do 1º Curso de Dinâmica para Líderes (CDL) Musical na Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda/RJ. Nos dias 25 a 27 de setembro de 2015, a Paróquia São Sebastião (Centro – Barra Mansa) tornou-se uma espécie de conservatório. Aprofundando a vivência musical e artística no contexto de evangelização da juventude, as diversas oficinas foram espaço de aprendizado e troca de experiências por parte de cada jovem presente.

Um dos momentos fortes de espiritualidade desse CDL foi a Celebração de Taizé na sexta-feira à noite. Tempo propício de encontro com Deus e reflexão da realidade que vivenciamos, especialmente a exploração e abandono de crianças, a intolerância religiosa e a violência e extermínio de jovens. Para Isabela Ferreira, coordenadora do CDL Musical, “a celebração, desde as reflexões durante a caminhada, mostrou uma forma diferente de rezar. A ambientação, os cantos e o silêncio geraram um momento bonito e agradável de oração”.

Numa sintonia e cadência, cada atividade ao longo do final de semana propiciou a formação de novas lideranças no contexto de animação de encontros e grupos pastorais. A alegria, a música e muita animação tomaram conta de todo o encontro. “O CDL Musical é muito bom. Trabalha a musicalidade, com a espiritualidade libertadora. O jovem aprende a analisar a música que ouve, não apenas de uma maneira subjetiva, mas com olhar social. Os cantos pastorais são assim melhor compreendidos e fortalecem as comunidades eclesiais”, ressaltou a coordenadora diocesana da PJ, Camila Nogueira.

Nosso agradecimento ao Padre Jorge Boran, que acolheu nosso pedido de, continuando nossas formações de CDL 1º e 2º Níveis, promover o CDL Musical também. À equipe de São Paulo, Thiago Cardoso, Fernando Júnior e Antony Ventura, pela disponibilidade, aprendizado e amizade. Ao padre Milan pela hospitalidade, acolhida e carinho demonstrados antes, durante e depois do encontro. À equipe de monitores do CDL da Região Barra Mansa por nunca deixar de ouvir a voz do Pastor a chamá-los. Agradecimento aos jovens cursistas da Diocese de Itaguaí e a todos/as demais participantes desse primeiro curso, pois abrilhantaram e tornaram nosso curso realidade.

Isabela Mendonça Ferreira
Pastoral da Juventude Região Barra Mansa
Paróquia N. Senhora do Rosário – Quatis

Confira as fotos clicando aqui!

 

[srizonfbalbum id=5]