O CDL continua diversificando o público que atinge. Pela primeira vez se organiza um CDL para uma Nova Comunidade em São Paulo.

Inspirado no chamado de Cristo através das palavras proféticas do nosso querido Papa Francisco de ser uma “igreja em saída”, aconteceu a experiência do CDL na Comunidade de Aliança “Coração de Maria”, localizada no Pq. São Lucas – Região Belém – Arquidiocese de São Paulo, nos dias 28, 29 e 30/07/17.

A partir da pedagogia de Jesus de acreditar na importância da vivência em comunidade e de pequenos grupos, esse CDL contou com a participação de 16 cursistas (jovens e adultos) e uma equipe de 5 monitores, sendo eles (da esquerda para a direita) Thais Prince, Kelly Batista, Pe. Elson Lopes, Jeanne Sousa, Ana Prince e equipe de Infra-estrutura da própria comunidade, que cuidou do bem-estar de cada um e cada uma durante todo o encontro.

20170730_173610

A sexta-feira teve início com um resgate da importância do trabalho em equipe e do entendimento das dimensões que compõem a nossa personalidade, através da Janela de Johari, ponto-chave para o desenvolvimento do curso, e foi encerrada com um olhar especial para as relações que estabelecemos com o outro através do Sociograma.

“Poder estar esse fim de semana a participar do CDL, foi para mim um divisor de águas onde pude ver e experimentar o quão necessário e emergente é a manifestação dos filhos de DEUS diante de uma realidade social onde estamos inseridos. Com isso vejo a necessidade de nos posicionarmos  diante de situações que comprometem a nossa existência como serres humanos, tendo em vista que não serei mais um e sim um agente multiplicador onde assumir a responsabilidade de acreditar que é possível ser sinal do amor de Deus nos dias atuais, mesmo percebendo que será um grande desafio. É com alegria e coragem que digo: Sonhar é possível, caminhar sempre e desistir jamais…pois sei onde estou e onde pretendo chegar”.

Cleber Alves Gomes

E a Comunidade Coração de Maria, que tem como carisma “ser sinal incondicional do amor de Deus como Maria” contribuiu com a animação, abertura à proposta e com uma mística de profunda entrega e paixão pela pessoa do Cristo. Aspectos importantes para a Caminhada Pastoral foram refletidos e vivenciados durante o sábado como Dinâmica de Grupo, liderança e metodologia pastoral, além de trabalhar o valor da Dignidade da Pessoa Humana, círculo de vida e morte e, como ponto ápice, a pessoa de Jesus Cristo, mestre e companheiro.

20170730_161136_Burst02

“Minha experiência com o CDL, foi algo surpreendente! Porque embora muito diferente do que estou acostumada, vivenciamos dinâmicas novas!Houve também muita interação entre os participantes, mostrando a importância de cada um dentro de uma comunidade!! Participamos de uma missa que jamais esquecerei na vida!! 

Um final de semana que ficará guardado no meu coração!!

Fabiana Tobaro Macedo Alves

O domingo teve início com a temática “Igreja e comunidade”, ressaltando a importância do papel que temos na vivência de uma Igreja Ministerial, marcada por relações mais humanas, fraternas e verdadeiramente cristãs. Na sequência, discutimos como o planejamento e a organização podem ajudar-nos na administração de tempo e da nossa qualidade de vida. A comunidade teve, ainda, um momento de olhar para a sua missão e caminhada e discutir como avançar no trabalho pastoral e missionário. Essa riquíssima experiência de vivência, partilha e construção coletiva teve encerramento com uma Celebração Eucarística tecida pela caminhada de Emaús, mensagem de Esperança, que nos leva a refletir o quanto os nossos gestos podem evidenciar a presença de Jesus em nosso caminhar. E é em meio à diversidade de dons, carismas e propostas de evangelização que temos em nossa Igreja que podemos viver a partilha da Palavra, do Pão e das utopias rumo à construção do Reino de Deus, da Civilização do Amor.

IMG-20170730-WA0027

Sigamos em frente, em unidade nas coisas essenciais que geram vida e esperança de um mundo melhor!

Comunidade Coração de Maria: obrigada pela acolhida e renovação do ardor missionário em cada um de nós!!!

IMG-20170730-WA0041

Equipe CDL

20/08/17

Para conferir todas as fotos clique aqui

 

[srizonfbalbum id=40]