Opção-2

No último domingo, dia 12 de fevereiro de 2017, foi realizado o 2º encontro para continuar o processo de elaboração do planejamento estratégico de três anos para o CCJ/ CDL.

Este trabalho é muito importante para que o CCJ possa continuar recebendo recursos do exterior, a fim de complementar as contribuições que já recebe no Brasil e cobrir os custos operacionais do CCJ e dos CDLs durante os anos de 2017 a 2019.

Em dezembro de 2015 iniciamos a primeira etapa deste planejamento, definindo as necessidades sociais prioritárias e o problema social específico que estamos tentando dar resposta com nossos cursos de CDL, além de identificarmos nossas Fraquezas, Forças, Ameaças e Oportunidades (FOFA).

Estiveram presentes 24 voluntários das dioceses de São Paulo, Mogi das Cruzes, Santo André e São Miguel, os quais contribuem ativamente com o projeto.

Iniciamos o 2º encontro com uma celebração, recordando o vínculo de cada um com o CCJ e CDL. Em seguida, uma retrospectiva com os cursos e eventos importantes de 2016 foi apresentada, para contextualizar os convidados presentes.

A segunda parte da reunião foi liderada por Inácio da Silva, um perito em elaboração de projetos. O primeiro passo foi revisitar a FOFA e avaliar a consistência das informações. Depois, todos os presentes colaboraram para construção de um objetivo geral coerente à atuação do CCJ e CDL. O próximo passo foi, em grupos, pensar nos objetivos específicos que almejamos atingir com o projeto, ou seja, as estratégias que vamos utilizar para atingir o objetivo geral. Por fim, também em grupos, foram listados os resultados esperados e as ideias de ferramentas para mensurá-los.

Ao final de cada um dos passos uma plenária foi conduzida, a fim de aprimorar as informações e extrair as melhores contribuições dos participantes.

Para encerrar o dia e celebrar a riqueza do encontro, um churrasco foi preparado por voluntários do CCJ.

Neste 2º encontro se pode avançar muito em direção à conclusão do Planejamento Estratégico Trienal. A próxima etapa será organizar e estruturar as informações e constituir um grupo com pessoas chave para encaminhar as lacunas. A meta é que a conclusão do processo de planejamento ocorra até junho deste ano.

 

Clique aqui para ver todas as fotos

 

[srizonfbalbum id=26]