No dia 01/09/2024, o CCJ recebeu Nabil Bonduki, candidato a vereador na cidade de São Paulo. Estavam presentes militantes do Movimento de Moradia MST Leste 1, colaboradores do CCJ/CDL e o Presidente do Centro de Capacitação da Juventude Pe. Jorge Boran.

Nabil Bonduki é Arquiteto e urbanista, é doutor em ambiente urbano e professor titular de planejamento na USP.  Pesquisador em urbanismo, publicou 13 livros (Prêmio Jabuti em 2015) e centenas de artigos. Foi colunista da Carta Capital e da Folha de São Paulo e é da Rádio USP.

Superintendente de Habitação Popular de Erundina, inovou com os mutirões, a urbanização de favelas e habitação em áreas centrais. Secretário de Cultura de Haddad, impulsionou a cultura periférica, o Carnaval de Rua, a Jornada do Patrimônio, o Circuito SP de Cultura e a SPCINE. Vereador nas gestões Marta e Haddad, foi relator do Plano Diretor (2002 e 2014) e propôs 80 PLs como a Paulista Aberta, Programa VAI, a habitação em nome da mulher e alimentação orgânica nas escolas.

Secretário de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, implementou a Política Nacional de Resíduos Sólidos e formulou uma agenda de sustentabilidade urbana. Coordenou a consultoria técnica que elaborou o plano nacional de habitação para o Ministério das Cidades.

O encontro foi marcado por um diálogo, onde todos puderam interagir, expondo suas dúvidas e ideias em uma conversa participativa e popular. Pe. Jorge Boran destacou a importância do encontro para criar consciência crítica para que o povo não fosse manipulado por candidatos inescrupulosos, que depois de eleitos defendem seus interesses e não os do povo. Avaliou a importância da candidatura do Nabil Bonduki pela sua experiência no passado, inclusive desempenhando funções importantes na administração da cidade, seu preparo intelectual e prático e sobretudo a certeza que depois de eleito vai defender com eficiência os interesses do povo contra pessoas que almejem o cargo público para se enriquecer e aumentar seu poder.

Pe. Jorge Boran, pode partilhar suas experiências de vida e apoio às causas sociais, trazendo a importância do seu trabalho com a juventude ao longo dos anos, que se faz cada vez mais fundamental para uma formação integral e os direcionando a projeto de vida. Nabil Bonduki enfatizou o quanto se faz necessário o trabalho do CCJ com os Cursos de Dinâmicas para Líderes, trazendo uma ferramenta formativa concreta, capacitando jovens e militantes para os desafios dos trabalhos em grupos e movimentos em que participam.

Após a plenária, Pe. Jorge Boran, Nabil Bonduki e um grupo menor, partilharam uma boa conversa e em seguida, foi servido um almoço de forma aconchegante e receptiva, com uma comida caseira regada de uma boa prosa.