Há um mês foi criada, oficialmente, a Paróquia Santa Teresa de Calcutá, sendo a 306ª da Arquidiocese de São Paulo, localizada na região Belém, Setor São Mateus, no bairro Jardim Arantes. A celebração de ereção da Paróquia foi presidida pelo Cardeal Dom Odílo e estiveram presentes o Bispo da Região Belém, Dom Luiz Carlos, e vários padres espiritanos e diocesanos da região. O decreto de criação, publicado no dia 2 de fevereiro de 2021, estabelece que, além de fazer divisa com a paróquia de origem (Santíssima Trindade), o novo território paroquial tem como limites a Paróquia de Santo André Apóstolo, no Jardim Santo André, e as Dioceses de São Miguel Paulista e de Santo André.

Durante a missa de instalação da nova paróquia, o Arcebispo deu posse ao seu primeiro Pároco, Padre Elson Paulo Correia Lopes, que trabalha também no CCJ – Centro de Cursos de capacitação da Juventude, e ao Vigário Paroquial, Padre Patrick Geraldo McNamara, ambos missionários da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos). Essa congregação religiosa retorna ao bairro mais de 20 anos depois de iniciar o trabalho evangelizador naquele lugar.

A nova paróquia possui várias pastorais organizadas, como Catequese, Batismo, Liturgia, da Criança, da Juventude, da Pessoa Idosa, entre outras. Em algumas comunidades já havia o trabalho da Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos). Recentemente, foi instituída a Pastoral da Dádiva, responsável por organizar todos os serviços caritativos em âmbito paroquial.

Estima-se que, atualmente, haja cerca de 60 mil habitantes no território da Paróquia. Entre os desafios pastorais, o Pe. Elson sublinhou a necessidade de ir ao encontro das pessoas que estão afastadas da vida eclesial, sobretudo as novas famílias que chegam ao bairro, nas várias ocupações existentes onde, no futuro, poderão surgir novas comunidades.

Quando da criação da Paróquia houve uma grande mobilização dos paroquianos para preparar a festa e, em mutirão, os padres e fiéis pintaram a nova matriz paroquial que antes era a capela dedicada a Santo Antônio. Na fachada da igreja, foi afixada a placa com o nome da nova Paróquia, seguida de uma frase de Santa Teresa de Calcutá, a qual foi escolhida para ser o lema da comunidade paroquial: “A falta de amor é a maior de todas as pobrezas”, pois o desejo de todos é não ser pobres de amor, e há o desejo de ir ao encontro de todos os irmãos e irmãs que mais precisam de ajuda material e, principalmente, espiritual.

Após um mês da criação, mesmo enfrentando as dificuldades advindas da pandemia, a paróquia continua firme e alegre, na certeza de que, seguindo Nosso Senhor Jesus Cristo, pode ser sinal de Cristo e testemunha viva do Seu amor.

Elson Paulo Correia Lopes CSSP