A adaptação do conteúdo e metodologia do CDL 1º Nível para o movimento social não foi resultado de um trabalho teórico em laboratório, mas, num primeiro momento, de uma experiência com uma ONG paroquial na periferia de São Paulo. Em seguida, começamos uma parceria com um movimento social importante na cidade de São Paulo, Movimento Sem Terra – Leste 1. O movimento, entrou em contato com o CCJ solicitando ajuda para o aprimoramento das lideranças dos grupos de famílias do movimento, cuja maior causa de luta é o direito a uma moradia digna. A partir desse pedido a equipe diretora do CCJ, os monitores voluntários da equipe do CDL (CCJ – Vila Alpina, São Paulo) e lideranças do MST Leste 1 foram estudando o modelo de CDL 1º Nível já existente e realizando adaptações necessárias para que assim pudesse tornar-se um curso ecumênico. O movimento trabalha com mais de 30 grupos de bases do Movimento Sem Terra, Região Leste de São Paulo. As pessoas entram no movimento para conquistar uma casa para sua família.
A ideia foi de fazer uma adaptação do CDL 1º Nível, que mantivesse a sua essência e a sua mística, e que, ao mesmo tempo, atendesse aos anseios e às necessidades apresentadas por esses representantes inicialmente. Com a vivência de alguns cursos, podemos notar que essa seria uma experiência que poderia ser levada a outros grupos também.
Com a realização desse curso, nossa fé atravessa as “paredes paroquiais”, propondo-se a ir ao encontro de pessoas que não são necessariamente católicas, mas que militam na promoção e na defesa e garantia dos direitos humanos. Levando a elas um instrumento de formação pedagógico com ferramentas que podem dar pistas de como atuarem diante dos desafios encontrados no trabalho em equipe e no aprimoramento das capacidades técnicas dos coordenadores, seja qual for o propósito do grupo.
O CDL Social Ecumênico foi criado para movimentos sociais, ou ainda, quaisquer outros coletivos que estão interessados no desenvolvimento pessoal e no fortalecimento de suas lideranças, independentemente da idade ou da crença religiosa. A relevância disso é que estamos criando um espaço formativo para as pessoas que buscam, por meio dos grupos que frequentam, transformar o mundo em que vivemos, aliando-se às causas e aos direitos dos mais pobres.
O objetivo é fornecer uma ferramenta que possa servir para ampliar as habilidades das pessoas para o trabalho em equipe, exercitar a consciência crítica perante os fatos sociais, vivenciar a espiritualidade/mística e formar líderes.
Há a pretensão de que a vivência do CDL Social Ecumênico possa ser um marco transformador na vida de cada um e principalmente que seja uma experiência que sirva de inspiração para a convivência e a luta dos movimentos ou coletivos sociais, fortalecendo os mesmos.
Texto por: Luciana Crociati
Coordenadora da Equipe CDL 4º Nível Social Ecumênico
Psicóloga e gestora de projetos sociais
Assista o depoimento da Simone, militante do movimento MST-Leste 1
Assista o depoimento da Cristiane, militante do movimento MST-Leste 1
Em junho de 2023, vivemos um momento histórico com o 1º CDL 4º Nível Social Ecumênico Nacional! Lideranças de diversos movimentos sociais, ONGs e pastorais se reuniram num grande encontro de fé, esperança e compromisso com a transformação social.
Foram dias de profundas trocas, partilhas sinceras e aprendizados coletivos, onde cada história se somou à outra, tecendo uma rede de solidariedade e amor ao próximo.
Essa caminhada já mostrou sua força na parceria entre CCJ e MDF (Movimento de Defesa das Favelas), dois projetos que têm a marca da Congregação dos Espiritanos. Inspirados por pessoas como Pe. Patrick Clarke cssp e Pe. Jorge Boran cssp.