Lançamento da versão digital gratuita do livro “Juventude, O Grande Desafio” de Jorge Boran

Em 1983, a CNBB realizou, em Brasília, o Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, que impulsionou a organização das coordenações nos níveis nacional, regional e diocesano, além de fortalecer os grupos de jovens nas paróquias. O evento ocorreu no contexto de um país que emergia de uma ditadura militar de 20 anos e iniciava sua trajetória em uma jovem democracia.

O livro “Juventude, O Grande Desafio”, de Jorge Boran, foi publicado no ano anterior, 1982, marcando uma geração futura de jovens líderes das décadas de 80 e 90. O livro ampliava horizontes e apresentava uma metodologia que ajudava a sair dos bons propósitos para o engajamento concreto.

Nestes anos formou-se uma geração de líderes, ainda muito marcada pela cultura moderna, com ênfase no racional. Esta geração lia, estudava e discutia muito, se engajava nas comunidades e no movimento social. Muitos líderes, na Igreja e na sociedade, hoje se lembram com carinho da importância do livro na sua formação como jovens. Atualmente são adultos, padres, bispos, lideranças leigas nas comunidades e líderes na sociedade civil, na política e no movimento popular.

Atendendo a muitos pedidos, o CCJ está lançando uma edição digital do livro “Juventude, O Grande Desafio”, que pode ser baixado gratuitamente. O livro foi escrito num contexto social, cultural, político e eclesial diferente do atual, mas ainda contém muito conteúdo que pode nos ajudar para a evangelização dos jovens hoje.

Muitas lideranças hoje se lembram com carinho a importância deste livro em seu processo formativo como jovens.

O autor, Jorge Boran, conta uma destas histórias que ajuda a captar o espírito da época.

“Em 2009, fui entrevistado num programa de televisão sobre meu trabalho pastoral com os jovens. Cheguei no local, com antecedência, para conversar com o entrevistador. O entrevistador foi o Edinho Silva, formado em ciências sociais e deputado estadual.  Antes de iniciar o programa, Edinho me contou sua história. No início dos anos 80 participava de um grupo de jo­vens em Araraquara, SP. Cada semana, os jovens estudavam um capítulo diferente do livro, então recém-publicado. Em 1985, este grupo fundou o Partido dos Trabalhadores (PT), na cidade. Em 1992, Edinho foi eleito vereador em Araraquara, conquistando seu segundo mandato em 1996. Em 2000, foi eleito pre­feito da cidade, reelegendo-se em 2004. Em 2010, foi eleito deputado estadual. Em 2015 foi convidado pela presidente Dilma Rousseff para assumir como Ministro de Comunicação Social da Presidência da República. Em 2020, foi reeleito para seu 4º mandato como Prefeito de Araraquara, ano em que Araraquara recebeu um prêmio por atuação no combate à Covid-19. A história revela o poder extraordinário de um pequeno grupo de jovens.”

O tema da entrevista com Edinho foi o documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude, Desafios e Perspectivas Pastorais”, um dos documentos mais divulgados na história da CNBB. Por coincidência, depois de 18 anos, a CNBB acabou de lançar um processo de atualização do documento durante o período de 2025 a 2026.

Faça o download do livro acessando a “PÁGINA DO AUTOR”:

Confira abaixo o vídeo da entrevista: