foto-dominicana

Nos dias 12 a 15 de agosto de 2016 foi realizado o primeiro CDL 2º Nível (Curso de Dinâmicas para Líderes).  O curso foi assessorado pelo Pe. Jorge Boran do CCJ do Brasil junto com uma equipe local coordenada por Jacinto Sención, Secretário Nacional da Pastoral da Juventude da Conferência dos Bispos e também coordenador da Casa de la Juventud de Santo Domingos. Participaram da equipe de coordenação Richard Toribio, Mildred Jiménez, Irma Paula Rosales, Jacinto Sención, Vladimir Cruz López, Deivy López, Martharis Rivas, Elvira y Dario, Lissette Guerrero.

A preparação e treinamento da equipe foram feitos anteriormente usando diferentes ferramentas de comunicação da internet e, nos dias anteriores ao curso, em reuniões presenciais com a presença do Jorge Boran. Três membros haviam participado anteriormente do CDL 1º Nível Nacional no Brasil: Jacinto, Mildred e Richard.

O curso teve a participação de jovens das seguintes dioceses: Santo Domingo, Bani, Santiago, San Pedro, Mao-Montecristi, Barahona. Faz vários anos que se organizam o CDL 1º Nível na República Dominicana com excelentes resultados. Faltava dar o passo de organizar o CDL 2º Nível.

Impressiona a penetração da Pastoral da Juventude de Santo Domingo nos meios de comunicação de massa. O Pe. Jorge Boran foi entrevistado em quatro programas de rádio e um programa de televisão nos dias anteriores ao curso. Também no dia antes do curso houve palestras e debate sobre a Evangelização da Juventude e a cultura juvenil. As palestras foram proferidas pelo Jorge Boran e um palestrante local. Participaram por volta de 40 pessoas ligadas ao trabalho com jovens em Santo Domingo.

Um passeio antes do curso no centro histórico de Santo Domingo revelou a importância da República Dominicana como primeiro país a ser colonizado e evangelizado na América Latina. Por este motivo o arcebispo de Santo Domingo tem o título de Primaz da América Latina.

O sucesso do CDL Nacional 2º Nível pode ser avaliado pelas fotos anexadas e os seguintes vídeos:

Clique para acessar.

➡ Entrevista com Jacinto Sención Mateo

➡ Entrevista com Richard Toribio

➡ Resumen Matinal La Revista – Entrevista com Jorge Boran

 

[srizonfbalbum id=21]